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- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestradoPublication . Castro, Micheal Laurentino Vieira de; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO presente relatório visa abordar o processo de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2017/2018, e tem como principal objetivo partilhar um conjunto de tarefas, experiências, reflexões e vivências que ajudaram na elaboração de um trajeto formativo pessoal e profissional, que surge da junção das necessidades e competências demonstradas em diferentes contextos. Para um melhor enquadramento no Estágio, começamos por realizar uma caraterização da escola em questão, bem como do seu contexto escolar. Posteriormente, e dando resposta às linhas pragmáticas para o Estágio, tivemos em consideração cinco grandes atividades, sendo elas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (caraterização da turma, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Participámos ainda nas diversas atividades do projeto EFERAM-CIT (Educação Física nas Escolas da Região Autónoma da Madeira, Compreender, Intervir e Transformar). Todas as tarefas solicitadas e realizadas, refletem as respostas necessárias à atuação pedagógica de um professor, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, podem ser induzidos, despertando a capacidade de reconhecer problemas, de criação, seleção e operacionalização de estratégias, originando uma modificação no indivíduo e possibilitam uma melhor inclusão no sistema educativo. Em suma, as capacidades do professor modificam-se consoante o contexto e as vivências que a gestão do processo educativo proporciona, através do planeamento, observações, intervenção e avaliações nas aulas, da envolvência com as suas turmas e de todas as emoções e experiências que daí advém e que permitem rentabilizar os processos de ensino. A intervenção do professor deve pautar-se sempre pela consciência e pelo sentido de responsabilidade, colocando o aluno no centro do processo educativo, e procurando facultar-lhes instrumentos que motivem e possibilitem a continuidade da prática regular de atividade física ao longo das suas vidas.
- Holographic reality: enhancing the artificial reality experience throuhg interactive 3D holographyPublication . Andrade, Miguel Alexandre Rodrigues; Radeta, Marko; Quintal, Filipe Magno de GouveiaHolography was made know by several science-fiction productions, however this technology dates back to the year 1940. Despite the considerable age of this discovery, this technology remains inaccessible to the average consumer. The main goal of this manuscript is to advance the state of the art in interactive holography, providing an accessible and low-cost solution. The final product intends to nudge the HCI com munity to explore potential applications, in particular to be aquatic centric and environmentally friendly. Two main user studies are performed, in order to determine the impact of the proposed solution by a sample audience. Provided user studies include a first prototype as a Tangible User Interface - TUI for Holographic Reality - HR Second study included the Holographic Mounted Display - HMD for proposed HR interface, further analyzing the interactive holographic experience without hand-held devices. Both of these studies were further compared with an Augmented Reality setting. Obtained results demonstrate a significantly higher score for the HMD approach. This suggests it is the better solution, most likely due to the added simplicity and immersiveness features it has. However the TUI study did score higher in several key parameters, and should be considered for future studies. Comparing with an AR experience, the HMD study scores slightly lower, but manages to surpass AR in several parameters. Several approaches were outlined and evaluated, depicting different methods for the creation of Interactive Holographic Reality experiences. In spite of the low maturity of holographic technology, it can be concluded it is comparable and can keep up to other more developed and mature artificial reality settings, further supporting the need for the existence of the Holographic Reality concept