Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-19"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Raising awareness of smartphone overuse among university students: a persuasive approach using digital wellbeing chatbotsPublication . Abreu, Carlos Reinaldo Silva; Campos, Pedro Filipe Pereira
- Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Novo, Joana Lousada CarvalhoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária de Francisco Franco no ano letivo 2019/2020, a uma turma de 11º ano. Este estágio culmina todo o nosso processo de formação enquanto futuras docentes da disciplina de Educação Física. Este documento caracteriza-se por ser um instrumento reflexivo que possui todo um conjunto de experiências, reflexões, metodologias e procedimentos desenvolvidos ao longo do estágio. Por sua vez, complementa, de forma contextualizada, todas as experiências do processo de ensino aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada na Escola e apresenta a reflexão crítica sobre estas experiências e demais atividades desenvolvidas, tendo em conta uma análise crítica da intervenção e dos resultados obtidos. Este processo de estágio caracteriza-se por ser exigente e complexo, exigindo dos estagiários total dedicação, foco, capacidade de reflexão e de trabalho. Por estes motivos, o relatório de estágio acaba por refletir toda a nossa evolução na prática docente ao longo desta experiência tão rica e com novos estímulos, apresentando as planificações, operacionalizações e reflexões sobre o que foi realizado e as metodologias adotadas. Destacamos, assim, os capítulos da Prática Letiva, das Ações de Intervenção na Comunidade Escolar, das Ações de Integração no Meio Escolar e das Ações Científico-Pedagógicas, como os que mais impacto tiveram para a nossa formação docente. Uma vez que o estágio pedagógico é a primeira experiência em contexto real, torna-se fundamental nesta formação inicial de professores ao revelar-se uma das etapas mais importantes no processo de aprender a ser professor. Neste contexto real, o estagiário passa por práticas sociais contextualizadas que lhe permitem interagir e participar ativamente no contexto e atribuir significados às suas ações, tornando-se, consequentemente, um membro ativo da comunidade escolar.