Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de educação física, realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Henriques, Ana Carolina Pimenta; Rodrigues, Ana José AguiarO presente relatório de estágio, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, é o culminar de todas as atividades desenvolvidas numa turma do 11.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2019/2020. Este documento pedagógico contempla todas as atividades concretizadas no âmbito do estágio pedagógico, desde a sua apresentação, e respetivo planeamento, até à sua dinamização, e posterior reflexão. O ato de ensinar não se baseia, essencialmente, na transmissão e reprodução de conhecimento, mas na possibilidade de contribuir para a reconstrução do saber, tornando os agentes da comunidade educativa mais capazes de aprender, interpretar e relacionar os conhecimentos. Assim, é necessário se propor uma mudança ou uma rotura do sistema educativo, onde a organização escolar potencie o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de todos os seres bio-psico-sociais, fomentando a capacidade de pesquisa, de iniciativa, de autonomia, de criatividade e de espírito crítico. Deste modo, no estágio pedagógico foram desenvolvidas as seguintes atividades: (i) Prática Letiva; (ii) Atividades de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico Pedagógica. Em suma, a prática educativa, atualmente, apresenta um grau de importância elevado, uma vez que é através desta que é desenvolvida nos alunos competências que os permitam analisar e solucionar os problemas da sociedade. Neste contexto, o professor deve refletir, acertadamente, as suas formas de atuação em contexto educacional, fazendo-as serem exemplares para os seus alunos.
- A música popular madeirense no primeiro quartel do século XX: processos de erudição e folclorizaçãoPublication . Gonçalves, Eládio José Figueira; Valente, António Carlos Jardim; Esteireiro, Paulo Alexandre Gonçalves da SilvaO presente trabalho tem por objetivo estudar a música popular madeirense em contexto erudito, no primeiro quartel do século XX, facto que poderá ter sido o ponto de partida para a valorização da música popular de origem rural, sendo consequentemente registada e catalogada como folclore. Esta valorização partiu da composição de obras musicais destinadas a serem executadas em salas de concerto, com carácter erudito, mas que usaram temas melódicos populares que até então, eram uma prática exclusiva dos habitantes da Madeira em ambientes festivos de carácter rural. Por outro lado, e perante à ameaça de desaparecimento da vida rural como era conhecida, devida em parte ao processo de modernização e urbanização da sociedade, no início do século XX, surgiu a necessidade de registar e estudar a música rural. Dá-se então início ao processo de folclorização (Institucionalização do folclore) na Madeira, cujo principal expoente foi Carlos Santos, que publicou o seu primeiro livro Tocares e Cantares da Ilha em 1937. Tendo sido a música popular madeirense alvo de uma abordagem erudita em décadas anteriores ao trabalho de Carlos Santos, tomaremos como objeto de estudos algumas partituras para formação de orquestra (orquestra clássica e orquestra de sopros), cuja temática aborda a música popular rural e cuja data de composição se situe nas três primeiras décadas do século XX. Após a identificação dos temas melódicos populares, será feita uma comparação com os temas populares recolhidos por Carlos Santos para encontrar eventuais divergências e convergências. No campo cultural, é pertinente entender a importância dos fenómenos sociais e políticos que moldaram as práticas rurais, tendo como resultado a perceção da existência de um património cultural regional madeirense, baseado na autenticidade das suas manifestações artísticas.
- Cinema e formação de público: perspetivas sobre a programação alternativa ao circuito comercial na Madeira no início do século XXIPublication . Rodrigues, Beatriz Pereira Malho; Magalhães, VítorEsta dissertação surgiu no contexto do mestrado em “Gestão Cultural” da Universidade da Madeira, e propõe como tema: o “Cinema e formação de público: perspectivas sobre a programação alternativa ao circuito comercial na Madeira no início do século XXI”. Durante a redacção foi recolhida informação de várias fontes disponibilizadas digitalmente ou fisicamente, apesar das referências bibliográficas sobre a temática cinematográfica na Madeira serem escassas. Procedeu-se, deste modo, à recolha de artigos da imprensa regional disponibilizados pelo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, assim como outras fontes, artigos de revista, livros e teses, sobre os vários temas abordados. Esta dissertação começa primeiro por discutir e classificar um conjunto de conceitos terminológicos associados ao cinema, assim como as suas origens. Partindo de seguida para uma análise, comparativa entre as salas de cinema em Portugal e no âmbito regional, e salientando como estas foram desaparecendo com o exponencial crescimento das grandes superfícies comerciais. Referiu-se ainda a história das origens do cineclubismo em Portugal, enquadrando simultaneamente o acontecimento do Cine Forum, distinguindo a sua importância na programação cinematográfica na RAM. Realiza-se também uma breve análise dos principais acontecimentos histórico-culturais no contexto cinematográfico nacional, reflectindo também sobre o contexto da produção. Dando passo, então, ao capítulo dedicado ao estudo de caso da presente dissertação onde se analisa e sistematiza os vários festivais e ciclos que decorreram e ainda decorrem no âmbito regional. Como conclusão, destacou-se as várias abordagens relativamente à programação cinematográfica na Madeira, que pareceram ser relevantes e necessárias para compreender o estado da memória e da preservação do cinema no sector cultural da região. A lacuna existente na programação cinematográfica da região pareceu ser relevante e necessária para compreender o estado da memória e da preservação cinematográfica, e como estas influenciam o discurso social na cultura cinematográfica na Madeira.