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- Liderar uma universidade sénior em tempos de covid-19: estudo de caso na região do EntroncamentoPublication . Santos, Ana Carolina Freitas; Mendonça, Alice Maria Justa FerreiraO envelhecimento populacional é um fenómeno social que obriga as sociedades atuais a elaborar estratégias e modelos de ação e liderança que vão ao encontro das necessidades apresentadas pela população. Foi neste contexto que a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional, incidiu na área social sénior, tendo como campo de análise a Universidade Sénior do Entroncamento, no distrito de Santarém. Integrada na tipologia de estudo de caso, o cariz desta pesquisa foi predominantemente qualitativo, embora o recurso à metodologia quantitativa também fosse imprescindível para o tratamento estatístico das variáveis qualitativas. Numa primeira fase a pesquisa bibliográfica norteou o desenvolvimento da temática e foi coadjuvada por uma pesquisa documental que compreendeu a análise legislativa e a consulta de documentos internos da Universidade sénior em apreço, assim como da missão global dos espaços direcionados ao acolhimento da população com mais idade. Para conseguirmos uma maior abrangência deste estudo, consideramos importante apreender a opinião e visão global de vários e distintos intervenientes naquele espaço: os utentes, os formadores e o coordenador. Como instrumento de coleta de dados elaboramos inquéritos por questionário que foram aplicados aos utentes, solicitando a sua opinião em relação às atividades desenvolvidas na USE, à respetiva liderança, ao impacto da Covid-19 no seu quotidiano e na sua decisão em retornar presencialmente àquela organização. Um instrumento similar foi realizado e aplicado aos formadores, para determinar a sua perceção quanto à liderança da instituição. O coordenador da instituição respondeu a uma entrevista semiestruturada, abordando temáticas relacionadas com a liderança em geral e mais especificamente, com a liderança que ocorreu durante o período de confinamento com a subsequente suspensão das atividades. Concluiu-se que a pandemia Covid-19 teve um grande impacto na vida dos utentes, dos formadores e na estratégia de liderança do coordenador. Constatou-se que os utentes estão satisfeitos com as atividades desenvolvidas e que sentem necessidade de voltar às rotinas normais e presenciais. A coordenação exerce uma boa liderança tendo em conta a opinião dos intervenientes da instituição. O coordenador realçou algumas dificuldades em relação à gestão de emoções e de pessoas, sendo esta mais sentida neste período de pandemia.