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- Educação física e superação: a inovação da prática pedagógica e suas implicações no contexto da reabilitaçãoPublication . Cesar, Cristiano Barbosa de Melo; Correia, Fernando Luís de Sousa; Faria, Maria Cilvia QueirozA deficiência Física, aparece como consequência dos muitos eventos causadores de vítimas com sequelas motoras irreversíveis. Dentro desse universo, a cadeira de rodas é utilizada como forma de locomoção e uma parte dessas pessoas está inserida em associações para deficientes físicos. O presente estudo teve como objetivo geral investigar o impacto dasatividades de Educação Física, junto ao processo de reabilitação de indivíduos integrantes da Associação Desportista dos Deficientes do Estado do Ceará – ADDECE, questionando a possibilidade de existência de práticas pedagógicas inovadoras nesse processo. Foram 7sujeitos (todos do sexo masculino) do grupo de atividade física em cadeira de rodas, de idadesentre 18 a 44 anos, com diagnósticos de lesão medular (6) e paraparesia espástica (1) e com o tempo de utilização de cadeira de rodas que variou entre 5 a 17 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, onde foram utilizadas técnicas como entrevista semiestruturada, observação participante, grupo focal e o diário de campo. Os dados foram analisados considerando os diálogos, cujos temas foram classificados em quatro categorias específicas: a) aprendizagem motora: a maioria dos entrevistados relatou um maior reconhecimento corporal e mudanças significativas em suas capacidades físicas; b) inclusão: os discursos demonstraram uma grande motivação, associando a atividade física como uma via facilitadora; c) reabilitação: os relatos acerca dessa categoria mostraram novos entendimentos sobre o assunto, apesar de uma minoria relacionar o termo como tratamento; d)interação com o outro: apesar de alguns entrevistados colocarem um distanciamento doprofessor durante as atividades, concordaram que aprenderam consideravelmente com o grupo. Este estudo mostrou que a prática da atividade física em grupo, sob um olhar pedagógico inovador do professor de educação física, pode influenciar diretamente na reabilitação de pessoas com deficiência física, possibilitando uma reconstrução de novos entendimentos sobre si, o outro e a vida.
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Temtem, Carlota Sofia de Abreu; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaEste Relatório de Estágio foi concretizado com a finalidade na obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por este motivo, esta narrativa demonstra o trabalho e as reflexões realizadas nas três Práticas Pedagógicas, que aconteceram nas escolas: Infantário Semi-Internato de Santa Clara e Escola EB1/PE de São Roque – Edifício do Galeão. A Prática da Educação Pré-Escolar decorreu de outubro a dezembro de 2018, com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade. O contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. A ação pedagógica com a turma do 4.º ano ocorreu de março a junho de 2019. A última intervenção pedagógica sucedeu com uma turma de 1.º ano nos últimos três meses do ano civil de 2019. Considerando que as aprendizagens devem ser significativas, lúdicas e dinâmicas, é de salientar que este relatório apresenta uma metodologia de Investigação-Ação de forma a dar respostas e de ultrapassar os desafios que foram surgindo no decorrer do estágio. Assim sendo, as questões de investigação que nortearam toda a ação foram: Como promover as regras e os valores essenciais ao exercício da cidadania com crianças de Jardim de Infância? Que competências de gestão da sala de aula devo promover na prevenção de comportamentos disruptivos? De que modo poderão ser desenvolvidos os comportamentos sociais adequados à sala de aula? Como motivar os alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita?