Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio de mestrado

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final de Estágio de Mestrado.pdf2.56 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório de Estágio foi concretizado com a finalidade na obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e do ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por este motivo, esta narrativa demonstra o trabalho e as reflexões realizadas nas três Práticas Pedagógicas, que aconteceram nas escolas: Infantário Semi-Internato de Santa Clara e Escola EB1/PE de São Roque – Edifício do Galeão. A Prática da Educação Pré-Escolar decorreu de outubro a dezembro de 2018, com um grupo de crianças entre os dois e os quatro anos de idade. O contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. A ação pedagógica com a turma do 4.º ano ocorreu de março a junho de 2019. A última intervenção pedagógica sucedeu com uma turma de 1.º ano nos últimos três meses do ano civil de 2019. Considerando que as aprendizagens devem ser significativas, lúdicas e dinâmicas, é de salientar que este relatório apresenta uma metodologia de Investigação-Ação de forma a dar respostas e de ultrapassar os desafios que foram surgindo no decorrer do estágio. Assim sendo, as questões de investigação que nortearam toda a ação foram: Como promover as regras e os valores essenciais ao exercício da cidadania com crianças de Jardim de Infância? Que competências de gestão da sala de aula devo promover na prevenção de comportamentos disruptivos? De que modo poderão ser desenvolvidos os comportamentos sociais adequados à sala de aula? Como motivar os alunos para a aprendizagem da leitura e da escrita?
This Internship Report was carried out with the purpose of obtaining a Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The narrative demonstrates the work and reflections carried out in the three Pedagogical Practices, which took place in the schools: Infantário Semi-Internato de Santa Clara and Escola EB1/PE de São Roque - Edifício do Galeão. The Practice of Pre-School Education took place from October to December 2018, with a group of children between two and four years of age. The internship of the 1st Cycle of Basic Education took place at two different times. The pedagogical action with the 4th grade class took place from March to June 2019. The last pedagogical intervention took place with a 1st grade class in the last three months of 2019. Considering that the learning must be significant, playful and dynamic, it should be noted that this report presents an Action-Research methodology in order to provide answers and to overcome the challenges that have arisen during the internship. Therefore, the research questions that guided all the action were: How to promote the rules and values essential to the exercise of citizenship with children in kindergarten? What classroom management skills should I promote in preventing disruptive behaviors? How can appropriate social behaviors be developed in the classroom? How to motivate students to learn to read and write?

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Cidadania Valores Aprendizagem significativa Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Citizenship Values Meaningful learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License