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- Aprendizagem dos lugares geométricos por alunos de 9º ano num cenário de aprendizagem com robôsPublication . Santos, Cátia Patrícia Nunes dos; Martins, Sónia Matilde Pinto CorreiaA presente investigação teve como objetivo compreender os contributos do uso de um robô, sendo ele o modelo EV3 da LEGO, para a aprendizagem dos lugares geométricos por alunos do 9.º ano de escolaridade, através de uma aprendizagem matemática mediada por problemas. Para este estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa de caracter interpretativo. A recolha de dados para a elaboração deste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi obtida de diversas fontes como registo de foto e vídeo, notas do diário de campo, recolha das resoluções dos problemas por parte dos estudantes e aplicação de um questionário. Os resultados desta investigação demonstraram que o robô contribuiu para a interpretação dos enunciados dos problemas e para a sua resolução. O cenário de aprendizagem implementado, assente em problemas com contextos reais, permitiu que os alunos se envolvessem mais nesta atividade, fazendo com que observassem o conteúdo matemático de uma forma significativa. A natureza das atividades desenvolvidas no cenário de aprendizagem permitiu aos alunos experienciarem um novo posicionamento na aula de matemática, contribuindo para o desenvolvimento de competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
- Projeto de estruturas em vidroPublication . Andrade, Joana Maria Nóbrega; Santos, José Manuel Martins Neto dosNos dias de hoje começam a surgir nos mais diversos tipos de construções alguns casos de aplicação de vidro em que toma uma função estrutural. Embora a sua aplicação atualmente não seja tão extensiva, acredita-se que isso se deva ao facto de ser um material que apresenta alguma fragilidade, e a investigação desenvolvida e as normas disponíveis são ainda escassas, comparativamente aos materiais de construção mais correntes, como o betão e o aço. O vidro é um material isotrópico, possui um comportamento elástico, é resistente quando se encontra no estado sólido, mas é extremamente frágil, tal como já mencionado. Pode ser transparente, translúcido ou brilhante, dependendo das quantidades dos seus constituintes básicos. Neste sentido, nesta dissertação apresenta-se o material propriamente dito, em termos das suas propriedades químicas, físicas, mecânicas e térmicas. Acrescenta-se ainda, os diversos tipos de vidros que é possível encontrar no mercado, bem como os sistemas de fixação utilizados nas suas aplicações. É possível aferir que embora a aplicação do vidro com função estrutural não seja tão extensiva, existem alguns exemplos de aplicação no estrangeiro, em Portugal Continental e no Arquipélago da Madeira. O vidro é um material que tem vindo a ser estudado nas últimas décadas como um material a ser aplicado na construção com função estrutural. Como tal, nesta dissertação são apresentados alguns dos resultados obtidos em diversos estudos. Além disso, são abordadas algumas normas destinadas ao dimensionamento de elementos em vidro, nomeadamente EN 16612 e CNR-DT 210. Posteriormente, são propostos tabelas e gráficos de pré-dimensionamento que visam auxiliar a escolha, em termos de espessuras e dimensões de elementos estruturais, como vigas, pilares, glass fins, painéis aplicados em pavimentos, coberturas e fachadas. Por fim, procede-se à aplicação das tabelas e gráficos mencionados anteriormente a um caso de estudo. Este consiste numa estrutura totalmente em vidro, com dois pisos, onde os elementos estruturais (vigas, pilares, glass fins, pisos e fachadas) são dimensionados de acordo com as normas adotadas para o estudo.