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- Avaliação da eficácia de um programa de promoção do bem-estar para docentesPublication . Freitas, Cláudia Vanessa Garcês de; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesO bem-estar possibilita que os docentes lidem com as exigências e dificuldades profissionais, superando-as e melhorando o seu desempenho (Jesus, 2002). Neste estudo quasi experimental com metodologia mista, pretende-se avaliar a eficácia de um programa de promoção do bem-estar docente. A amostra é constituída por 36 participantes, com idades entre os 29 e os 63 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico, a Escala PERMA Profiler (Kern & Butler, 2016), a Escala do Bem-Estar Experiencial (Pocinho & Garcês, 2019), a Escala de Personalidade Criativa – Forma Curta (Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu & Tobal, 2020), a Escala de Resiliência – “Measuring State Resilience (Martins, 2005), a Escala de Otimismo (Oliveira, 1998), a Escala de Espiritualidade (Pinto & Ribeiro, 2007) e a Escala de Avaliação de Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018). Estes instrumentos foram aplicados em dois momentos distintos (pré e pós-teste) e utilizaram-se outras fontes de informação para realizar a análise qualitativa, nomeadamente as reflexões pessoais de cada participante, o feedback recolhido na última sessão e as conversas no grupo de WhatsApp. Os resultados obtidos permitiram verificar que o programa formativo promoveu mudanças significativas nos níveis de bem-estar e fatores associados; que na maioria dos casos as variáveis sociodemográficas não influenciam a eficácia do programa e que a formação teve um impacto bastante positivo na vida pessoal e profissional dos participantes. Estes resultados revelam a importância de promover o bem-estar junto da comunidade docentes. Conclui-se este trabalho com as suas implicações práticas, limitações e sugestões para futuras investigações.
- O bem-estar dos docentes e não docentes à luz da educação inclusivaPublication . Carvalho, Mónica Canha; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesAnalisar os principais desafios dos profissionais de educação à luz da legislação sobre a Educação Inclusiva em vigor é essencial para compreender e promover o seu bem-estar. Neste estudo, tem-se como objetivo avaliar o bem-estar dos docentes e não docentes de Portugal Continental e ilhas, que trabalham e lidam com alunos com e sem Necessidades de Saúde Especiais (NSE). A amostra é constituída por 368 indivíduos, com uma idade média global de aproximadamente 50 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foram aplicadas a Escala de Bem-estar Experiencial (Pocinho, & Garcês, 2019) e a Escala de Avaliação de Mobbing (Pocinho, & Garcês, 2018). Os resultados de ordem quantitativa permitiram constatar que: existe uma relação significativa negativa entre o Mobbing e o Bem-estar; variáveis sociodemográficas como o género, a localização geográfica e o tempo de serviço não têm influência no bem-estar dos profissionais; os docentes tendem a expressar menor bem-estar comparativamente aos não docentes. Os resultados de ordem qualitativa permitiram verificar que: competências profissionais, relações interpessoais e fatores organizacionais podem influenciar o bem-estar de docentes e não docentes. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nóbrega, Carolina Isabel Sardinha de; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente relatório consigna uma rigorosa exposição escrita, que pretende comunicar as Práticas Pedagógicas desenvolvidas na Educação Pré-Escolar (EPE) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), que tiveram como suporte uma investigação e fundamentação de referência apta a possibilitar adequadas decisões nos referidos contextos. Este encontra-se estruturado em duas partes, a primeira referente ao enquadramento teórico, que tem como propósito fundamentar todas as opções metodológicas adotadas e descritas no Enquadramento Metodológico e Práticas Pedagógicas – segunda parte. Neste documento, encontram-se ainda, três Projetos de Investigação-Ação que resultaram da observação e reflexão de problemáticas detetadas nas Práticas Pedagógicas I, II e III. Deste modo, para colmatar tais situações, procurou-se implementar um conjunto de estratégias capazes de responder às questões seguintes: “Como é que as crianças podem desenvolver os aspetos da linguagem e da comunicação oral, de forma a superar as dificuldades presentes?”, “Como gerir as regras de comunicação/participação preestabelecidas no contexto da sala de aula?” e “Como otimizar os comportamentos dos alunos no espaço de aprendizagem?”. Salienta-se que os aspetos presentes ao longo deste relatório repercutem, de forma integral, os conhecimentos adquiridos no trajeto dos cinco anos de formação inicial docente fundamentais tanto às Práticas Pedagógicas em contexto de estágio, como à prática docente futura.