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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Fabiana Maria Barreto; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO presente relatório engloba todo um conjunto de reflexões, obtidas a partir de um percurso formativo no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A partir do mesmo, será possível compreender e refletir o percurso desenvolvido ao longo da prática pedagógica I, II e II, desenvolvendo uma atitude critica e construtiva. Este relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, nomeadamente a componente teórica e a componente prática, onde procuro sustentar todas as minhas escolhas e estratégias de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos. A Investigação-Ação esteve presente ao longo das três práticas pedagógicas, partindo da identificação de possíveis problemáticas e, assim, adequando estratégias e metodologias às características e necessidades do grupo/das turmas e das crianças / dos alunos. Assim, foram identificadas problemáticas relacionadas com a formação pessoal e social, com a participação e com a gestão de comportamentos e emoções. Ao longo das várias Práticas Pedagógicas tive a oportunidade de contactar com diversas realidades e, assim, recorrer a diversas metodologias. Ainda assim, a cooperação foi comum às três práticas pedagógicas, contribuindo para aprendizagens significativas e ainda para a aquisição de competências sociais. Assim, encarei como referenciais estratégicos a comunicação, a participação e a reflexão, as quais possibilitaram às crianças e alunos momentos enriquecedores, que contribuíram para uma aprendizagem rica e globalizante.
- O que é a quarta pessoa do singular?Publication . Nunes, Carla Alexandra Alves; Barbeitos, Diana Pimentel Penberthy de AraújoA presente dissertação insere-se na problemática da diversidade de materialidades na cultura, das novas textualidades na literatura contemporânea e nos estudos intermedia. Fazer investigação nesta área resulta num cruzamento de saberes que solicita interdisci plinaridade. Deste modo, a nova conjuntura da sociedade contemporânea caracterizada pelo hibridismo cultural, pela tecnologia e pela escrita como máquina, incentivou novas “escrituras-leituras” (Derrida, 1995, passim). Sublinhe-se que Gonçalo M. Tavares insere a obra objecto desta tese na trilogia das “canções1 ”, uma espécie de obras híbridas nas quais “a palavra (voz) é considerada como uma unidade do sentido e do som” (Derrida, 1973: 38). animalescos (2013a) é um texto radicular e múltiplo, em conexão e heterogéneo” (Deleuze, Gilles & Guattari, Félix, 1995, passim), sob o princípio do mapa (aberto e conectável) que toma velocidade no meio (idem, ibidem). O texto contém uma espécie de refrões que pontuam o início de todos os fragmentos do livro em epígrafes. Com efeito, ainda que os refrões se repitam, “não se fazem na mesma dimensão, mas coexistem […], uma é elementar e a outra é totalizante” (Deleuze, 2006: 275). Na reflexão sobre as fonteiras humano/não humano/desumano – um dos tópicos centrais da narrativa de Gonçalo M. Tavares em animalescos (2013a) – entre a queda do humano, a loucura e a sua perturbante relação com a animalidade imemorial perdida na sociedade da era da técnica, deve-se sublinhar-se que “(...) é precisamente nesta zona de vizinhança ou indiscernibilidade entre o homem e o animal que se situa a quarta pessoa do singular que endossa a enunciação no texto de Gonçalo M. Tavares e que é, desde logo, anunciada em epígrafe pela voz de Deleuze: “quarta pessoa do singular; é ela que se pode fazer com que fale.” (Neves, 2014: 16).