Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório engloba todo um conjunto de reflexões, obtidas a partir de um percurso formativo no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A partir do mesmo, será possível compreender e refletir o percurso desenvolvido ao longo da prática pedagógica I, II e II, desenvolvendo uma atitude critica e construtiva. Este relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais, nomeadamente a componente teórica e a componente prática, onde procuro sustentar todas as minhas escolhas e estratégias de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos. A Investigação-Ação esteve presente ao longo das três práticas pedagógicas, partindo da identificação de possíveis problemáticas e, assim, adequando estratégias e metodologias às características e necessidades do grupo/das turmas e das crianças / dos alunos. Assim, foram identificadas problemáticas relacionadas com a formação pessoal e social, com a participação e com a gestão de comportamentos e emoções. Ao longo das várias Práticas Pedagógicas tive a oportunidade de contactar com diversas realidades e, assim, recorrer a diversas metodologias. Ainda assim, a cooperação foi comum às três práticas pedagógicas, contribuindo para aprendizagens significativas e ainda para a aquisição de competências sociais. Assim, encarei como referenciais estratégicos a comunicação, a participação e a reflexão, as quais possibilitaram às crianças e alunos momentos enriquecedores, que contribuíram para uma aprendizagem rica e globalizante.
This report includes a whole set of reflections, obtained from a formative path in the scope of Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. From it, it will be possible to understand and reflect on the path developed throughout the pedagogical practice I, II and II, developing a critical and constructive attitude. This report is divided into two fundamental parts, namely the theoretical component and the practical component, where I try to support all my choices and strategies in accordance with theoretical and methodological assumptions. Action Research was present throughout the three pedagogical practices, starting from the identification of possible problems and, thus, adapting strategies and methodologies to the characteristics and needs of the group/classes and children/students. Thus, issues related to personal and social training, participation and the management of behavior and emotions were identified. Throughout the various Pedagogical Practices I had the opportunity to come into contact with different realities and, thus, resort to different methodologies. Even so, cooperation was common to the three pedagogical practices, contributing to significant learning and the acquisition of social skills. Thus, I saw communication, participation and reflection as strategic references, which provided the children and students with enriching moments, which contributed to a rich and globalizing learning.

Description

Keywords

Aprendizagens significativas Investigação-ação Cooperação Reflexão Prática pedagógica Meaningful learning Research-action Cooperation Reflection Pedagogical practice Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License