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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Fabiana Filipa de Jesus; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório reflete a práxis desenvolvida em dois contextos diferentes: Educação Pré Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal reflexão, apoiei-me nos pressupostos teóricos estudados ao longo da minha formação académica, os quais também orientaram a minha ação pedagógica no Infantário “O Girassol” com crianças de três anos, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Assomada com uma turma de 1.º ano e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Tanque – Santo António com uma turma de 3.º ano. Como futuros docentes importa sermos reflexivos e investigadores, de forma a melhorarmos a nossa atuação e, consequentemente, facilitarmos a construção da aprendizagem das crianças. Assim sendo, a prática pedagógica desenrolou-se tendo como alicerce a metodologia de Investigação-Ação. Por um lado, na valência de Educação Pré-Escolar a prática pedagógica centrou-se mais em torno da questão de investigação: “De que forma as aprendizagens ocorridas em ambientes educativos lúdicos promovem o desenvolvimento pessoal e social das crianças da sala dos três anos do Infantário “O Girassol”?” Por outro lado, na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico procurou-se, maioritariamente, responder à seguinte questão: “De que forma é possível potenciar a aprendizagem dos alunos do 1.º B da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Assomada na construção dos conhecimentos matemáticos?” A última prática pedagógica também ocorreu no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente com uma turma de 3.º ano, porém foi diferente das anteriores, pois não tendo sido solicitada a implementação de um projeto investigação-ação, focou-se mais nas questões didáticas. Por fim, através das várias experiências pedagógicas podemos concluir que não há receitas na Educação. A única coisa que não podemos dar por concluída é a nossa formação, pois a formação contínua é essencial para a construção de uma Educação de qualidade.