Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico de educação física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Neves, João Henrique Jarimba; Rodrigues, Ana José Aguiar; Antunes, Hélio Ricardo LourençoO relatório de estágio consuma-se numa componente de avaliação realizada no âmbito do estágio pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este engloba todas as atividades e práticas desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Deste modo, o relatório permite analisar e refletir sobre as problemáticas vivenciadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, sendo encarado como um espaço de consciencialização para a complexidade da prática pedagógica. Neste sentido, com o propósito de apresentar de forma clara e precisa o trabalho desenvolvido, o presente relatório expressa o conjunto de atividades associadas ao estágio pedagógico, nomeadamente (i) a prática letiva, (ii) as ações de integração no meio escolar, (iii) as ações de natureza científico-pedagógica e (iv) as atividades de intervenção na comunidade escolar. O estágio assumiu um caráter integral na formação de professores estagiários, dada a diversidade de atividades solicitadas no exercício da prática pedagógica e a articulação entre as mesmas. Todas as atividades possibilitaram o confronto com vivências educativas e permitiram elevar as capacidades dos futuros docentes de Educação Física, numa lógica de aprendizagem recíproca entre professores e alunos. Assim sendo, podemos salientar a importância do estágio para o desenvolvimento profissional através da aquisição de competências ao nível do planeamento, da tomada de decisão e da seleção dos meios e métodos mais adequados para o contexto de ensino, bem como do domínio de diferentes instrumentos e metodologias de intervenção. Posto isto, as transformações resultantes da prática pedagógica em contexto de estágio possibilitaram a formação de indivíduos preparados para responderem às exigências inerentes à educação, refletindo constantemente sobre as formas de atuação para formar o Homem que pretendemos.
- Anticancer prodrug nanoscale platform using low-generation dendrimers and/or platinum derivatives. Synthesis, cytotoxicity and synergetic effectsPublication . Camacho, Cláudia; Rodrigues, João Manuel Cunha; Tomás, Helena Maria Pires Gaspar
- Sparks: interação humano-computador com base num apontador laserPublication . Gouveia, Carlos Eduardo Perestrelo; Nóbrega, Leonel Domingos TeloEste projeto de mestrado contextualiza e descreve a criação de uma framework de interação humano-computador que utiliza um apontador laser como dispositivo de entrada. Perante o desafio identificado, e considerando as restrições impostas com o surgimento da pandemia COVID-19, a proposta assenta na utilização de um apontador laser para possibilitar uma interação contactless. Embora as preocupações com o contágio e propagação tenham estado presentes na elaboração desta abordagem, em verdade, a sua validade e utilidade não se esgota com o fim da pandemia. Pelo contrário, esta abordagem à interatividade humano-computador pode ser um elemento distintivo. Assim, existe a necessidade de estudar um método que possibilite a interação com uma tela projetada, criando uma alternativa inovadora e lúdica que promova maior interatividade com as aplicações web. Perante o desafio identificado, iremos começar por realizar uma introdução à temática, metodologia e contextualização com o caso de estudo. De seguida, serão apresentados os principais conceitos de processamento de imagens, juntamente com os avanços tecnológicos que existem na área de visão computacional. Posteriormente, será realizado uma análise e levantamento de requisitos para a seleção das melhores estratégias, seguido da proposta de uma solução integrada. O principal objetivo consiste em fornecer uma base para futuros estudos no campo da visão computacional, apresentando um protótipo que permita validar e demonstrar o potencial de um sistema particular ao qual designamos: Sparks.