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- Autonomia e flexibilidade curricular, um rumoPublication . Pestana, Maria Carla Vieira; Fraga, Nuno Miguel da SilvaO presente estudo de caso pretendeu questionar se os professores se assumiam como pilares fundamentais na apropriação do processo de autonomia e flexibilidade curricular, resultante do Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho. O estudo incidiu numa escola básica do 2.º e 3.º ciclos da Região Autónoma da Madeira e estruturou-se, do ponto de vista metodológico, como um estudo de caso de natureza qualitativa que encontrou nas entrevistas semiestruturadas, nos inquéritos por questionário, na observação direta e no respetivo diário de campo, as técnicas de recolha de dados essenciais à compreensão desta temática. O estudo teve como sujeitos de investigação vinte cinco professores que se encontram a exercer a sua prática pedagógica desde o ano letivo de 2018/2019, alicerçada nos princípios orientadores do referido decreto-lei sobre a conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens do currículo, bem como as lideranças da escola, mais especificamente, os presidentes dos conselhos da comunidade educativa, do executivo e do pedagógico, como um coordenador de ciclo e três diretores de turma. Os dados recolhidos foram analisados através da técnica da análise de conteúdo, bem como da sua triangulação, o que nos permitiu afirmar, que os professores se assumem como elementos chave do processo de autonomia e flexibilidade curricular, numa cultura de escola que deve premiar as lideranças partilhadas, a motivação, o envolvimento e a participação da comunidade educativa, numa imagem organizacional de escola, que se assume pelo seu projeto educativo, como um espaço democrático e assente num trabalho colaborativo em prol do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
- Revitalização de vazios urbanos: construções habitacionais pré-fabricadas para as cidades do século XXIPublication . Andrade, Ulisses Magno Ribeiro; Chakraborty, ShujoyObjetivo: Este trabalho explora a revitalização e potencialização de vazios urbanos desperdiçados para habitação de baixo custo para o mercado habitacional europeu de baixa renda. A escassez e a degeneração dos espaços urbanos contemporâneos são um desafio emergente para os cidadãos que desejam ter acesso a soluções habitacionais permanentes, seguras e modernas. A revitalização de espaços urbanos desperdiçados pode ser a solução para este problema. Antecedentes: Os vazios urbanos desperdiçados referem-se a vazios de locais subutilizados, não utilizados e inseguros que podem ser revitalizados com a proposição de soluções habitacionais especificamente adaptadas ao seu contexto. Tais espaços podem ser considerados como tendo uma associação negativa e em estado de saúde debilitada ou “doentes”. Este projeto propõe a remodelação desses espaços doentes em estruturas de apartamentos residenciais realizadas através de uma construção modular pré-fabricada que oferece revitalização para a cidade e para os cidadãos. A proposição de valor de tal proposta de projeto resultará da economia de tempo (construção pré-fabricada), economia de espaço (otimização de área) e economia de custos (design eficiente). Contexto: O contexto do projeto está localizado na Cidade Atlântica do Funchal, Ilha da Madeira que é uma geografia insular periférica europeia urbanizada de alta densidade. Abordagem: Esta tese está estruturada como um estudo de investigação aplicada em torno de um projeto de design. A abordagem do projeto é baseada em métodos e ferramentas de pesquisa visual, estudos de caso, estudos de local, estudos de forma e maqueta em escala e modelagem 3D virtual. Produção: A produção do projeto será apresentada como uma elaboração do modelo de processo de design para acompanhar a evolução da proposta de design do conceito à solução final. Este relatório de projeto discutirá cada estágio do processo de design, delineando a estratégia adotada para apoiar a abordagem de pesquisa aplicada. O projeto final será apresentado na forma de esboços de estudo, estudos de maquetas de volume, proposta de projeto final e renderizações virtuais fotorrealistas. A produção também será visualizada em realidade virtual (RV) para obter uma experiência imersiva em escala real do design final. A contribuição deste estudo de projeto é fazer uma contribuição acadêmica para os desafios habitacionais da realidade urbana contemporânea de baixa renda da Europa do século XXI.