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- A cultura baleeira na Madeira. Estudo lexical e comparação com os AçoresPublication . Nóbrega, Ana Teresa Menezes de; Nunes, Naidea NunesA cultura baleeira na Madeira é a temática alvo de estudo desta investigação lexical, numa perspetiva terminológica. A baleação, atualmente extinta, decorreu no arquipélago da Madeira durante 40 anos e encerra um património cultural imaterial que merece ser estudado e registado para que não caia no completo esquecimento. A caça à baleia chegou à Madeira através dos baleeiros açorianos que, por sua vez, a aprenderam com os baleeiros norte-americanos. Trata-se de uma atividade especializada, cujos termos associados às profissões, técnicas, objetos e processos apenas são conhecidos por quem a pratica. Muitos deles são formas aportuguesadas de empréstimos do Inglês, recebidos dos Açores. A recolha dos termos da baleação na Madeira foi realizada sobretudo com base na documentação oral resultante de entrevistas (com um questionário onomasiológico, partindo do conceito para recolher o termo) realizadas a cinco informantes que foram profissionais ou estiveram ligados àquela faina, mas também em escassa documentação escrita publicada em papel e digital. A partir destes corpora foi elaborado o glossário da cultura baleeira, com os respetivos termos, apresentando variantes fonéticas e morfológicas, assim como sinónimos (variação denominativa dos conceitos) e apenas um termo polissémico. Inclui também o registo dos termos açorianos correspondentes, sempre que possível, permitindo a realização de um pequeno estudo comparativo da terminologia da atividade nos dois arquipélagos. Posto isto, o glossário compila e sistematiza o léxico da baleação na Madeira e o correspondente da atividade nos Açores, enquanto património linguístico e sociocultural destes arquipélagos. Trata-se de uma terminologia constituída principalmente por nomes (simples, derivados e compostos), sobretudo formados com complementos determinativos que especificam os termos como pertencentes à baleação. A terminologia açoriana revelou apresentar muitos anglicismos, enquanto na Madeira apenas foram documentadas nove formas destes empréstimos. Conclui-se que o conhecimento do vocabulário açoriano associado a esta herança cultural permite compreender melhor os termos da atividade na Madeira, que merecem ser conservados e valorizados como testemunho do passado.
- Jogos e gamificação no processo de ensino-aprendizagem da matemática no 3º cicloPublication . Abreu, Dina Marta Cró; Lopes, Paula Cristina ReisA investigação aqui apresentada surgiu do desejo de explorar práticas pedagógicas que se diferenciem do método tradicional e permitam um maior envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, particularmente o uso de elementos do jogo (Gamificação) e de jogos. O presente relatório pretendeu compreender se a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação influenciam o processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação envolveu dois questionários online, várias atividades de aprendizagem e observação direta, que permitiram compreender quais as alterações a nível motivacional e comportamental por parte dos alunos em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos quando são utilizados jogos ou elementos dos jogos no processo de Ensino Aprendizagem. Participaram nesta investigação 21 alunos, 12 do sexo masculino e nove do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos. Os resultados indicam que as metodologias utilizadas possibilitaram um maior envolvimento e motivação dos alunos nas atividades implementadas. A exploração de diferentes atividades de aprendizagem permitiu identificar que existe uma especial preferência pelos jogos que recorrem a plataformas digitais, ao invés dos jogos mais tradicionais.