Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A cultura feminina na religião muçulmana: Referências Religiosas em Desfigurada de Rania Al Baz e Queimada Viva de SouadPublication . Ferreira, Andreia Henriques; Moniz, Ana IsabelEsta investigação incide, num primeiro momento, sobre o estudo da condição da mulher na religião muçulmana, a partir das normas expressas no Alcorão. A religião islâmica, que é das três religiões abraâmicas a mais recente, criada cerca de 600 anos depois de Cristo, tem como significado “submissão à vontade de Deus”, funda a sua crença está em Deus (Alá) e no profeta que propagou sua mensagem à população, Maomé (Mohammad), o escolhido. Algumas das traduções do livro sagrado explicitam que o homem tem as suas responsabilidades para com as mulheres e que estas têm de se submeter às vontades dos homens, sejam eles, marido, pai ou irmão. A mulher é representada na esfera do oikos, tendo como função cuidar da casa e educar os filhos e, sobretudo, dar herdeiros, homens, ao esposo. Num segundo momento, esta dissertação centra a sua atenção em histórias verídicas de duas mulheres que sofreram às mãos de homens, relatadas em, a Desfigurada, de Rania Al-Baz, e Queimada Viva, de Souad, para analisar a condição da mulher muçulmana através do percurso das protagonistas que desafiaram as normas do Alcorão.
- Bruxas e diabos: figuras do mal na literatura madeirense (séculos XX-XXI)Publication . Miguel, João Xavier Pinheiro; Coelho, Leonor Martins; Silva, Rui GuilhermeFiguras como bruxas, feiticeiras, diabos e outros seres do mal estão profundamente enraizadas no folclore e na cultura tradicional madeirense. Este estudo pretende procurar essas figuras do mal, analisando a escrita narrativa nas abordagens popular e erudita, de forma a comparar as diferentes representações e contornos que estas adquirem. O referido levantamento abrange obras e autores afetos ao arquipélago da Madeira, num corpus de obras publicadas desde o início do século XX até aos nossos dias. As figuras em estudo têm vindo a ser associadas ao mal, desde sempre em crenças baseadas na superstição, e alimentadas pelo medo e pela ignorância. Apesar de tidas predominantemente como figuras do mundo da fantasia, surgem muitas vezes associadas à natureza, revelando uma rica diversidade de elementos sobreviventes de cultos pré cristãos. Se a história condenou figuras como estas às fogueiras e à demonologia, a literatura, por outro lado, deu-lhes guarida, abrigou-as no seu seio e alimentou-as, deixando-as crescer e adquirir novos contornos e características, povoando, assim, o imaginário humano de fantasia, juntamente com a superstição e a crença que pairam sobre elas.
- SeaStory: uma narrativa interativa com recurso a caraterísticas colaborativasPublication . Andrade, Ana Maria Dias; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Gouveia, Gonçalo Nuno Ramos Ferreira deAs atividades antropogénicas danificam a natureza de diversas formas. No contexto desta proposta e do arquipélago da Madeira, queremos despertar o interesse dos adolescentes para o impacto que as atividades antropogénicas têm causado à espécie Monachus Monachus (Lobo-Marinho). Para que a população adolescente tenha mais consciência e interesse do valor desta espécie é elaborou-se de uma Visual Novel enriquecida com elementos colaborativos e de gamificação chamada SeaStory. O principal objetivo é providenciar conteúdo educacional de forma mais atrativa para os jovens. Através da realização de dois protótipos funcionais para o sistema operativo android, intitulados de SeaStory41 e SeaStory42, testou-se e comparou-se de que forma a colaboração em narrativas interativas influência a aprendizagem de conteúdo educacional e a experiência de utilizador. Os resultados mostraram que as duas versões apresentam sucesso na aquisição de conhecimento sobre o Lobo-Marinho. O conhecimento obtido nas duas versões não tem uma diferença expressiva, no entanto a versão colaborativa apresenta uma experiência de utilizador mais atrativa para os utilizadores. Este projeto apresenta uma contribuição na exploração de elementos colaborativos em Visual Novels bem como apresenta provas de como as narrativas interativas podem fortes aliadas a providenciar conhecimentos sobre espécies em vias de extinção e na criação de uma maior consciência sobre o ecossistema marinho entre o público adolescente.