Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-08"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Mendonça, Luís Paulo Pereira; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Antunes, Hélio Ricardo LourençoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante da Unidade Curricular denominada de Estágio Pedagógico e pretende refletir o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, sendo o culminar do nosso processo de formação enquanto futuros docentes da disciplina de Educação Física. O documento apresenta como principais objetivos a apresentação sistemática de todos os conteúdos relacionados com o processo de diagnóstico, prescrição e controlo durante a nossa prática pedagógica enquanto professores estagiários, com justificação das tomadas de decisão e reflexão dos resultados alcançados no ano letivo de 2020/2021. Este estágio pedagógico carateriza-se por ser exigente, trabalhoso e com muita dedicação ao processo, exigindo uma grande capacidade de trabalho, para promover ao máximo situações enriquecedoras não só para os alunos, mas também para os professores estagiários. É necessária uma grande capacidade de reflexão crítica sobre o processo. Por estes motivos, é essencial referir que este estágio pedagógico é rico nas diversas experiências, por refletir toda a nossa evolução ao longo do ano letivo. Por estes motivos, o relatório de estágio reflete toda a nossa evolução na prática docente ao longo do estágio pedagógico. Foram exploradas e desenvolvidas um conjunto de atividades, onde destacamos: (1) Prática Letiva; (2) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (3) Atividades de Integração no Meio e (4) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, como sendo as atividades que mais importância tiveram na nossa formação docente. Como professores de Educação Física, tivemos a oportunidade de ter a nossa primeira experiência num contexto real, aprender e explorar diferentes metodologias e estratégias de ensino. O professor estagiário convive com diversas realidades, o que permitiu participar de forma ativa em todas as atividades com o intuito de atingir os objetivos definidos na Unidade Curricular da iniciação à Prática Profissional.