Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco Franco

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, como parte integrante da Unidade Curricular denominada de Estágio Pedagógico e pretende refletir o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, sendo o culminar do nosso processo de formação enquanto futuros docentes da disciplina de Educação Física. O documento apresenta como principais objetivos a apresentação sistemática de todos os conteúdos relacionados com o processo de diagnóstico, prescrição e controlo durante a nossa prática pedagógica enquanto professores estagiários, com justificação das tomadas de decisão e reflexão dos resultados alcançados no ano letivo de 2020/2021. Este estágio pedagógico carateriza-se por ser exigente, trabalhoso e com muita dedicação ao processo, exigindo uma grande capacidade de trabalho, para promover ao máximo situações enriquecedoras não só para os alunos, mas também para os professores estagiários. É necessária uma grande capacidade de reflexão crítica sobre o processo. Por estes motivos, é essencial referir que este estágio pedagógico é rico nas diversas experiências, por refletir toda a nossa evolução ao longo do ano letivo. Por estes motivos, o relatório de estágio reflete toda a nossa evolução na prática docente ao longo do estágio pedagógico. Foram exploradas e desenvolvidas um conjunto de atividades, onde destacamos: (1) Prática Letiva; (2) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (3) Atividades de Integração no Meio e (4) Atividades de Natureza Científico-Pedagógica, como sendo as atividades que mais importância tiveram na nossa formação docente. Como professores de Educação Física, tivemos a oportunidade de ter a nossa primeira experiência num contexto real, aprender e explorar diferentes metodologias e estratégias de ensino. O professor estagiário convive com diversas realidades, o que permitiu participar de forma ativa em todas as atividades com o intuito de atingir os objetivos definidos na Unidade Curricular da iniciação à Prática Profissional.
This internship report comes within the scope of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, as an integral part of the Curricular Unit called Pedagogical Internship, and intends to reflect the work developed during the school year, being the culmination of our process of training as future teachers of the discipline of Physical Education. The document has as its main objectives the systematic presentation of all content related to the process of diagnosis, prescription and control during our pedagogical practice as trainee teachers, with justification for decision-making and reflection on the results achieved in the 2020/2021 school year . This pedagogical internship is characterized by being demanding, laborious and with a lot of dedication to the process, requiring a great capacity for work, to promote enriching situations to the maximum not only for the students, but also for the intern teachers. A great capacity for critical reflection on the process is needed. For these reasons, it is essential to mention that this pedagogical internship is rich in different experiences, as it reflects our entire evolution throughout the school year. For these reasons, the internship report reflects our entire evolution in teaching practice throughout the pedagogical internship. A set of activities were explored and developed, including: (1) Teaching Practice; (2) Intervention Activities in the School Community (3) Integration Activities in the Environment and (4) Scientific-Pedagogical Activities, being the most important activities in our teacher education. As Physical Education teachers, we had the opportunity to have our first experience in a real context, to learn and explore different teaching methodologies and strategies. Therefore, the intern teacher lives with different realities, allowing them to actively participate in all activities in order to achieve the objectives defined in the Course Unit from initiation to Professional Practice.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação física Prática docente Processo de ensino-aprendizagem Pedagogical internship Physical education Teaching practice Teaching-learning process Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License