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- Modelação BIM de edifícios existentes. Aplicação ao edifício CITMA do Campus da Penteada da UMaPublication . Orta, Jorge Luís Gonçalves; Escórcio, Patrícia Carlota Costa; Santos, José Manuel Martins Neto dosEsta dissertação aborda a aplicação da metodologia BIM (Building Information Modelling) apoiada no uso de softwares que permitem integrar num modelo virtual tridimensional toda a informação útil e detalhada de um edifício, de tal forma a poder analisar e descrever qualquer elemento existente no mesmo. Este documento conta com uma breve introdução sobre os principais conceitos do BIM e sua trajetória ao longo dos anos, a interoperabilidade entre diversos programas existentes, as diferentes dimensões que podem ser desenvolvidas em conjunto ou individualmente e as normas aplicáveis na classificação de elementos contidos no modelo. Ainda conta com uma série de exemplos de utilização desta metodologia a nível nacional e internacional em edifícios comerciais, de serviços e outro património. Seguidamente é feita uma pequena introdução ao software Revit que é utilizado nesta dissertação, junto com uma série de aspetos a ter em conta na modelação BIM. O objetivo desta dissertação é criar um modelo base BIM de um edifício existente. O caso de estudo refere-se ao edifício CITMA pertencente ao Campus da Penteada, antigo Centro de Informação e Tecnologia da Madeira. Com base em medições locais, em algumas plantas existentes em papel e CAD foi desenvolvido um modelo BIM do edifício, que permite levar as representações em 2D a um melhor entendimento e gestão do edifício, assim como abrir a porta as novas tecnologias e diversos usos de base digital. O modelo 3D deixa uma base de dados atualizada do edifício bem como a correção de erros presentes nas plantas deixando informação mais fidedigna em comparação a atual. Com alguma dificuldade na recolha de informação já que inicialmente só se contava com cinco plantas em formato digital, sendo necessário fazer medições do pé direito dos pisos e alturas de dimensões das janelas no local por não ter nenhum corte ou vista, assim como o fato de não estar devidamente discriminadas as dimensões e localização dos elementos horizontais, como as vigas e lajes. O modelo digital permite a fácil importação de informação e o desenvolvimento dos elementos contidos no edifício. Também abordar qualquer vista, cortes de pormenores, elevações, plantas, renderes e vídeos, algo indisponível até o momento para o edifício CITMA.
- Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académicoPublication . Silva, Joana José Moura; Rodrigues, Nuno Miguel VieiraNo âmbito da investigação recente, a robustez mental representa um construto que tem vindo a receber um interesse crescente a respeito das características individuais inerentes à consecução de níveis elevados de desempenho, em situações desafiantes, e como um preditor dos resultados nos contextos educativos. O presente estudo centra-se na análise do papel mediador das dimensões comportamental, cognitiva e emocional de envolvimento académico, na relação entre a robustez mental e o desempenho académico no contexto do ensino superior. Partindo de uma amostra de 215 estudantes do ensino superior, a frequentar o 1º e 2º ciclo de estudos, na universidade da Madeira e na universidade de Coimbra, os dados foram recolhidos por inquérito transversal, seguindo se um design de investigação explicativo. Os resultados revelaram uma relação positiva e estatisticamente significativamente entre a robustez mental e o desempenho académico, indicando que este é um preditor válido desta variável critério. Tendo por base o teste de um modelo de mediação múltipla, os resultados evidenciaram que esta relação é totalmente mediada pela dimensão comportamental do envolvimento académico. No entanto, contrariamente ao estabelecido pelas restantes hipóteses de investigação, as dimensões de envolvimento cognitivo e emocional não emergiram como mediadores da relação entre a robustez mental e o desempenho académico. Estes resultados possuem implicações para a compreensão do impacto da robustez mental no desempenho académico dos alunos no contexto do ensino superior, particularmente para a investigação em torno dos mecanismos psicológicos subjacentes.