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- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Gouveia, Cristina Sofia Caetano; Lopes, Hélder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO documento que se apresenta surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada- o Estágio Pedagógica (EP)-, na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM) durante o ano letivo 2020/2021, inserida no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Universidade da Madeira. Pretende partilhar uma panóplia de atividades e experiências, expetativas e objetivos e de opções didático-pedagógicas, assim como de reflexões críticas e aprendizagens emergidas desse contexto de formação-ação. A nível programático o EP encontra-se estruturado em quatro grandes grupos de atividades, nomeadamente (1) a Prática Letiva (PL), (2) a Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), (3) a Integração no Meio (AIM) e (4) as atividades de natureza Científico-Pedagógica (ACP). A PL correspondeu à componente central do estágio, onde foi possível intervir pedagogicamente através de um ciclo de planeamento-operacionalização- reflexão numa turma do ensino secundário (12º ano) e de 2º ciclo do ensino básico (5º ano), assim como de assumir um papel de observador, através de uma prática estruturada, em atividades de assistência às aulas de colegas e de outros professores. As AICE, projetando uma participação em atividades que ultrapassam o âmbito restrito da disciplina, motivaram uma reflexão profunda sobre o contexto vivido, enriquecendo as aprendizagens deste percurso. As AIM remeteram para a caracterização da turma e todas as dinâmicas relativas às responsabilidades do diretor de turma, entre as quais se destaca a dinamização do projeto de cidadania e desenvolvimento (CeD). As ACP marcaram momentos de partilha de projetos de investigação-ação desenvolvidos, com uma expressão restrita, ao nível do grupo disciplinar, mas também pública, através de uma conferência. O EP permitiu vivenciar a lecionação na disciplina de Educação Física (EF), tendo sido planeado para procurar desenvolver integralmente os alunos a par e passo com a construção de uma identidade docente. Foi um tempo e um espaço de um crescimento incalculável, cujo processo remeteu para ações de pesquisa, prática, análise, reflexão, ponderação, produção, reajustamento e (re)construção, que culminaram com a produção de vários saberes de diferentes domínios: da didática, da pedagogia, pessoal e social.