Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jasmins, Lisandra Fabíola Spínola; Gouveia, Ana IsabelEste relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pelo que representa um processo de evolução e reflexão das três práticas pedagógicas, desenvolvidas nas valências da Educação de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As intervenções referidas foram desenvolvidas no Infantário Semi-Internato de Santa Clara, na sala das Abelhinhas e na Escola EB1/PE de São Roque, na mesma turma, correspondendo ao 2.º ano e ao 3.º ano. O relatório está divido em duas partes, sendo que na primeira parte procurei refletir sobre a metodologia implementada na práxis, enquadrando-a numa base teórica fundamentada. Nesta parte definiu-se quatro capítulos que fundamentam as práticas pedagógicas. Na segunda parte são referidas as práticas pedagógicas desenvolvidas, em ambas as valências. Nas práticas desenvolvidas, no que concerne às duas valências foi proposto e implementado um Projeto de Investigação-Ação, respetivamente, com o intuito de atenuar a problemática identificada. O Projeto correspondente à valência da Educação Pré-Escolar sustentou-se na questão: “Como é que o grupo de crianças da sala das Abelhinhas pode desenvolver atitudes de tolerância, compreensão e respeito pela diferença?” e o da valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na questão: “Como promover atitudes de cooperação e respeito entre os alunos da turma do 3.ºA?”. Por fim, procurei que este relatório transparecesse uma análise crítica e reflexiva das práticas pedagógicas, sustentadas num enquadramento teórico. Este também transparece uma diversidade nas atividades e estratégias implementadas, tendo sempre em consideração as características das crianças/alunos para a aquisição de aprendizagens significativas.