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- Educação ambiental como projeto social numa perspetiva de inovação pedagógica: um estudo das práticas agroambientais do curso técnico em agroecologia no Colégio Estadual José Ribeiro Araújo no Município de Canarana, Bahia - BrasilPublication . Sousa, Andréia Vieira de; Mendonça, Alice Maria Justa FerreiraO presente trabalho foi elaborado no mestrado em Inovação Pedagógica oferecido pela Universidade da Madeira (UMa) de Portugal realizado no Brasil. A intenção principal foi verificar se as atividades desenvolvidas na Educação Ambiental como projeto social desenvolvido por alunos e professores no curso técnico em Agroecologia no Colégio Estadual José Ribeiro Araújo (CEJRA) em Canarana, Bahia, Brasil, constituíam como Inovação Pedagógica representando uma mudança qualitativa na cultura da escola, rompendo com as práticas tradicionais ainda muito presentes no cotidiano das escolas públicas brasileiras. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso etnográfico utilizando a observação participante, entrevistas semi estruturadas, pesquisa bibliográfica e documental, diário de campo, registro de sons e imagens. Sua fundamentação teórica teve como base a discussão sobre o ensino da Educação Ambiental na Educação Profissional enquanto projeto social através das práticas agroecológicas por meio de uma intervenção pedagógica emancipatória defendida por Ruscheinsky, Guimarães e Caporal, Freire assim como as propostas de Fino e Sousa sobre Inovação Pedagógica. O ensino da Educação ambiental como projeto social no local de estudo apresenta-se certamente enquanto possibilidade de Inovação Pedagógica por compor diferentes elementos essenciais à mudança cultural de uma escola. O caráter interdisciplinar das práticas agroecológicas une diferentes áreas do conhecimento, os saberes culturais locais e contribuem para uma aprendizagem significativa. Neste contexto, a educação é encarada como um projeto social emancipador que pode possibilitar a transformação do processo ensino aprendizagem em atitude de interação e reflexão favorecendo que alunos adquiram conhecimentos científicos a nível global e utilizem soluções em suas comunidades.