Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação ambiental como projeto social numa perspetiva de inovação pedagógica: um estudo das práticas agroambientais do curso técnico em agroecologia no Colégio Estadual José Ribeiro Araújo no Município de Canarana, Bahia - Brasil

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente trabalho foi elaborado no mestrado em Inovação Pedagógica oferecido pela Universidade da Madeira (UMa) de Portugal realizado no Brasil. A intenção principal foi verificar se as atividades desenvolvidas na Educação Ambiental como projeto social desenvolvido por alunos e professores no curso técnico em Agroecologia no Colégio Estadual José Ribeiro Araújo (CEJRA) em Canarana, Bahia, Brasil, constituíam como Inovação Pedagógica representando uma mudança qualitativa na cultura da escola, rompendo com as práticas tradicionais ainda muito presentes no cotidiano das escolas públicas brasileiras. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso etnográfico utilizando a observação participante, entrevistas semi estruturadas, pesquisa bibliográfica e documental, diário de campo, registro de sons e imagens. Sua fundamentação teórica teve como base a discussão sobre o ensino da Educação Ambiental na Educação Profissional enquanto projeto social através das práticas agroecológicas por meio de uma intervenção pedagógica emancipatória defendida por Ruscheinsky, Guimarães e Caporal, Freire assim como as propostas de Fino e Sousa sobre Inovação Pedagógica. O ensino da Educação ambiental como projeto social no local de estudo apresenta-se certamente enquanto possibilidade de Inovação Pedagógica por compor diferentes elementos essenciais à mudança cultural de uma escola. O caráter interdisciplinar das práticas agroecológicas une diferentes áreas do conhecimento, os saberes culturais locais e contribuem para uma aprendizagem significativa. Neste contexto, a educação é encarada como um projeto social emancipador que pode possibilitar a transformação do processo ensino aprendizagem em atitude de interação e reflexão favorecendo que alunos adquiram conhecimentos científicos a nível global e utilizem soluções em suas comunidades.
This work was elaborated in the Master's Degree in Pedagogical Innovation offered by the University of Madeira (UMa) of Portugal held in Brazil. The main intention was to verify whether the activities developed in Environmental Education as a social project developed by students and teachers in the technical course in Agroecology at Colégio Estadual José Ribeiro Araújo (CEJRA) in Canarana, Bahia, Brazil, constituted as Pedagogical Innovation representing a qualitative change in school culture, breaking away from traditional practices that ares still very present in the daily life of Brazilian public schools. The research was carried out through a qualitative approach through a ethnographic case study using participant observation, semi-structured interviews, bibliographical and documentary research, field diary, recording of sounds and images. Its theoretical foundation was based on the discussion on the teaching Environmental Education in Professional Education as a social Project through agroecological practices through an emancipatory pedagogical intervention defended by Ruscheinsky, Guimaraes and Caporal, Freire as well as the proposals by Fino and Sousa on Pedagogical Innovation. The teaching of Environmental Education as a social project in the place of study presentes itself-certainly as a possibility of Pedagogical Innovation, as it composes different - essential elements for the cultural change of a school. The interdisciplinary nature of agroecological practices unites different areas of knowledge, the local cultural knowledge and contributes to meaningful learning. In this context, education is seen as an emancipatory social project that can enable the transformation of the teaching-learning process into an attitude of interaction and reflection, favoring that students acquire scientific knowledge at a global level and use solutions in their communities.

Description

Keywords

Inovação pedagógica Educação ambiental Educação profissional Práticas agroambientais Projeto social Pedagogical innovation Environmental education Professional education Agro-environmental practice Social project Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License