Repository logo
 
Publication

Educação ambiental como projeto social numa perspetiva de inovação pedagógica: um estudo das práticas agroambientais do curso técnico em agroecologia no Colégio Estadual José Ribeiro Araújo no Município de Canarana, Bahia - Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Agrárias::Agricultura, Silvicultura e Pescaspt_PT
dc.contributor.advisorMendonça, Alice Maria Justa Ferreira
dc.contributor.authorSousa, Andréia Vieira de
dc.date.accessioned2023-05-15T10:44:30Z
dc.date.available2023-05-15T10:44:30Z
dc.date.issued2022-09-23
dc.description.abstractO presente trabalho foi elaborado no mestrado em Inovação Pedagógica oferecido pela Universidade da Madeira (UMa) de Portugal realizado no Brasil. A intenção principal foi verificar se as atividades desenvolvidas na Educação Ambiental como projeto social desenvolvido por alunos e professores no curso técnico em Agroecologia no Colégio Estadual José Ribeiro Araújo (CEJRA) em Canarana, Bahia, Brasil, constituíam como Inovação Pedagógica representando uma mudança qualitativa na cultura da escola, rompendo com as práticas tradicionais ainda muito presentes no cotidiano das escolas públicas brasileiras. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso etnográfico utilizando a observação participante, entrevistas semi estruturadas, pesquisa bibliográfica e documental, diário de campo, registro de sons e imagens. Sua fundamentação teórica teve como base a discussão sobre o ensino da Educação Ambiental na Educação Profissional enquanto projeto social através das práticas agroecológicas por meio de uma intervenção pedagógica emancipatória defendida por Ruscheinsky, Guimarães e Caporal, Freire assim como as propostas de Fino e Sousa sobre Inovação Pedagógica. O ensino da Educação ambiental como projeto social no local de estudo apresenta-se certamente enquanto possibilidade de Inovação Pedagógica por compor diferentes elementos essenciais à mudança cultural de uma escola. O caráter interdisciplinar das práticas agroecológicas une diferentes áreas do conhecimento, os saberes culturais locais e contribuem para uma aprendizagem significativa. Neste contexto, a educação é encarada como um projeto social emancipador que pode possibilitar a transformação do processo ensino aprendizagem em atitude de interação e reflexão favorecendo que alunos adquiram conhecimentos científicos a nível global e utilizem soluções em suas comunidades.pt_PT
dc.description.abstractThis work was elaborated in the Master's Degree in Pedagogical Innovation offered by the University of Madeira (UMa) of Portugal held in Brazil. The main intention was to verify whether the activities developed in Environmental Education as a social project developed by students and teachers in the technical course in Agroecology at Colégio Estadual José Ribeiro Araújo (CEJRA) in Canarana, Bahia, Brazil, constituted as Pedagogical Innovation representing a qualitative change in school culture, breaking away from traditional practices that ares still very present in the daily life of Brazilian public schools. The research was carried out through a qualitative approach through a ethnographic case study using participant observation, semi-structured interviews, bibliographical and documentary research, field diary, recording of sounds and images. Its theoretical foundation was based on the discussion on the teaching Environmental Education in Professional Education as a social Project through agroecological practices through an emancipatory pedagogical intervention defended by Ruscheinsky, Guimaraes and Caporal, Freire as well as the proposals by Fino and Sousa on Pedagogical Innovation. The teaching of Environmental Education as a social project in the place of study presentes itself-certainly as a possibility of Pedagogical Innovation, as it composes different - essential elements for the cultural change of a school. The interdisciplinary nature of agroecological practices unites different areas of knowledge, the local cultural knowledge and contributes to meaningful learning. In this context, education is seen as an emancipatory social project that can enable the transformation of the teaching-learning process into an attitude of interaction and reflection, favoring that students acquire scientific knowledge at a global level and use solutions in their communities.pt_PT
dc.identifier.tid203286219pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5167
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectEducação profissionalpt_PT
dc.subjectPráticas agroambientaispt_PT
dc.subjectProjeto socialpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.subjectProfessional educationpt_PT
dc.subjectAgro-environmental practicept_PT
dc.subjectSocial projectpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEducação ambiental como projeto social numa perspetiva de inovação pedagógica: um estudo das práticas agroambientais do curso técnico em agroecologia no Colégio Estadual José Ribeiro Araújo no Município de Canarana, Bahia - Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - Andreia Vieira - Finalizada.pdf
Size:
9.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: