Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-15"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Dina Marina Sousa; Camacho, Maria José de JesusO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre pela Universidade da Madeira. Este tem como propósito evidenciar, descrever e refletir o percurso desenvolvido ao longo das três Práticas Pedagógicas. Neste sentido, quanto à sua estruturação o mesmo encontra-se dividido em duas grandes partes que se complementam, a primeira reúne uma panóplia de pressupostos teóricos que serviram como alicerce de toda a prática desenvolvida e a segunda elucida os vários contextos educativos e as atividades realizadas de acordo com a teoria aprendida. No que concerne às intervenções, estas foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, mais concretamente na sala dos Super Amigos e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas do 2.º e 3.ºB. Importa frisar que a metodologia de Investigação-Ação foi a base de todo o meu percurso, visto que o docente tem a necessidade e a capacidade de analisar, refletir e investigar acerca da sua prática com os alunos. Tendo por base esta metodologia e tendo em consideração os interesses e as necessidades das crianças e dos alunos, na Educação Pré-Escolar, achou-se pertinente elaborar a seguinte questão problema: De que forma o grupo de crianças da sala dos Super Amigos pode desenvolver relações interpessoais e atitudes de partilha?. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico o projeto desenvolveu-se em torno da questão: De que forma os materiais manipuláveis/didáticos são cruciais para a aprendizagem dos alunos do 3.º B? De modo a facultar respostas às questões orientadoras desenvolveu-se uma multiplicidade de estratégias e atividades com intuito de proporcionar a todos os alunos uma educação holística.