Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
REM_DinaSantos.pdf3.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre pela Universidade da Madeira. Este tem como propósito evidenciar, descrever e refletir o percurso desenvolvido ao longo das três Práticas Pedagógicas. Neste sentido, quanto à sua estruturação o mesmo encontra-se dividido em duas grandes partes que se complementam, a primeira reúne uma panóplia de pressupostos teóricos que serviram como alicerce de toda a prática desenvolvida e a segunda elucida os vários contextos educativos e as atividades realizadas de acordo com a teoria aprendida. No que concerne às intervenções, estas foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, mais concretamente na sala dos Super Amigos e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas do 2.º e 3.ºB. Importa frisar que a metodologia de Investigação-Ação foi a base de todo o meu percurso, visto que o docente tem a necessidade e a capacidade de analisar, refletir e investigar acerca da sua prática com os alunos. Tendo por base esta metodologia e tendo em consideração os interesses e as necessidades das crianças e dos alunos, na Educação Pré-Escolar, achou-se pertinente elaborar a seguinte questão problema: De que forma o grupo de crianças da sala dos Super Amigos pode desenvolver relações interpessoais e atitudes de partilha?. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico o projeto desenvolveu-se em torno da questão: De que forma os materiais manipuláveis/didáticos são cruciais para a aprendizagem dos alunos do 3.º B? De modo a facultar respostas às questões orientadoras desenvolveu-se uma multiplicidade de estratégias e atividades com intuito de proporcionar a todos os alunos uma educação holística.
The following report has been developed within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Primary Education in order to achieve a master's degree in the University of Madeira. Throughout this research paper it will be in focus the three Pedagogical Practices. The subject matter is divided in two parts that complement each other. Primarily it brings together a range of theoretical assumptions that serves as the foundation of all the practice developed. Following this, it elucidates the various educational contexts and activities carried out according to the theory learned. The interventions, took place not only in the 1st Cycle Basic School with Achada Pre-School in the room Super Amigos but also in the 1st Cycle Basic School with Ladeira Pre-School with 2nd and 3rd B classes. It is important to emphasize that the Research Action methodology was the basis through the experience, since the teacher has the need and the ability to analyse, reflect and investigate their practice with the students. Having this methodology in vision and in mind the interests and needs of the children and students in primary school, it became relevant to raise the following question/problem: In which way can the children in the room of Super Amigos develop interpersonal relationships and sharing behaviour? In the 1st Cycle of Basic Education, the project was developed around the question: How come the manipulative/didactic materials became crucial for the learning of 3rd B students? To provide answers to the guiding questions, a multiplicity of strategies and activities were developed in order to provide all students with a holistic education.

Description

Keywords

Prática pedagógica Escola Educação Crianças Investigação-ação Pedagogical practice School Education Kids Research-action Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License