Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCamacho, Maria José de Jesus
dc.contributor.authorSantos, Dina Marina Sousa
dc.date.accessioned2023-01-13T11:29:09Z
dc.date.available2023-01-13T11:29:09Z
dc.date.issued2022-11-15
dc.description.abstractO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre pela Universidade da Madeira. Este tem como propósito evidenciar, descrever e refletir o percurso desenvolvido ao longo das três Práticas Pedagógicas. Neste sentido, quanto à sua estruturação o mesmo encontra-se dividido em duas grandes partes que se complementam, a primeira reúne uma panóplia de pressupostos teóricos que serviram como alicerce de toda a prática desenvolvida e a segunda elucida os vários contextos educativos e as atividades realizadas de acordo com a teoria aprendida. No que concerne às intervenções, estas foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, mais concretamente na sala dos Super Amigos e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas do 2.º e 3.ºB. Importa frisar que a metodologia de Investigação-Ação foi a base de todo o meu percurso, visto que o docente tem a necessidade e a capacidade de analisar, refletir e investigar acerca da sua prática com os alunos. Tendo por base esta metodologia e tendo em consideração os interesses e as necessidades das crianças e dos alunos, na Educação Pré-Escolar, achou-se pertinente elaborar a seguinte questão problema: De que forma o grupo de crianças da sala dos Super Amigos pode desenvolver relações interpessoais e atitudes de partilha?. Relativamente ao 1.º Ciclo do Ensino Básico o projeto desenvolveu-se em torno da questão: De que forma os materiais manipuláveis/didáticos são cruciais para a aprendizagem dos alunos do 3.º B? De modo a facultar respostas às questões orientadoras desenvolveu-se uma multiplicidade de estratégias e atividades com intuito de proporcionar a todos os alunos uma educação holística.pt_PT
dc.description.abstractThe following report has been developed within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Primary Education in order to achieve a master's degree in the University of Madeira. Throughout this research paper it will be in focus the three Pedagogical Practices. The subject matter is divided in two parts that complement each other. Primarily it brings together a range of theoretical assumptions that serves as the foundation of all the practice developed. Following this, it elucidates the various educational contexts and activities carried out according to the theory learned. The interventions, took place not only in the 1st Cycle Basic School with Achada Pre-School in the room Super Amigos but also in the 1st Cycle Basic School with Ladeira Pre-School with 2nd and 3rd B classes. It is important to emphasize that the Research Action methodology was the basis through the experience, since the teacher has the need and the ability to analyse, reflect and investigate their practice with the students. Having this methodology in vision and in mind the interests and needs of the children and students in primary school, it became relevant to raise the following question/problem: In which way can the children in the room of Super Amigos develop interpersonal relationships and sharing behaviour? In the 1st Cycle of Basic Education, the project was developed around the question: How come the manipulative/didactic materials became crucial for the learning of 3rd B students? To provide answers to the guiding questions, a multiplicity of strategies and activities were developed in order to provide all students with a holistic education.pt_PT
dc.identifier.tid203159241pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4915
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectKidspt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
REM_DinaSantos.pdf
Size:
3.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: