Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Personalidade proativa e aprendizagem em contexto desportivo: análise do papel mediador da robustez mentalPublication . Silva, João Rui Cotrim Gomes da; Rodrigues, Nuno Miguel VieiraA aprendizagem e os fatores que a influenciam são alvo de grande atenção na literatura em variados contextos de realização. Neste quadro, caraterísticas individuais nucleares como a personalidade proativa e a robustez mental têm recebido destaque enquanto potenciais preditores válidos desta variável critério. O presente estudo desenvolve se no contexto desportivo e centra-se na validade preditiva da personalidade proativa em relação à aprendizagem dos atletas federados, bem como na análise do papel mediador da robustez mental nesta relação. Quanto à operacionalização da robustez mental, adotou-se a linha teórica de Gucciardi, considerando esta variável um estado psicológico. Em relação à aprendizagem (learning), partiu-se da conceptualização de prosperidade (thriving), na qual a aprendizagem individual em conjunto com a vitalidade (vitality) constituem as duas dimensões nucleares deste constructo. Assim, partiu-se para a análise destes efeitos no âmbito desportivo, tendo por base uma amostra de 151 atletas federados e procedendo à mensuração das variáveis em análise através de um design transversal com recurso à aplicação de um questionário em formato de papel e lápis, bem como por via on-line. Os resultados revelaram, como expectável, uma relação positiva e de magnitude forte entre personalidade proativa e aprendizagem, suportando assim a validade deste traço de personalidade para a predição desta variável-critério. O posicionamento da robustez mental enquanto mediadora da relação entre personalidade proativa e aprendizagem recebeu também suporte empírico, verificando-se que o efeito da personalidade proativa na aprendizagem é totalmente mediado pela robustez mental. As principais implicações teóricas e práticas destes resultados são apresentadas e discutidas.