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- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Pereira, Sara Alves Nunes; Rodrigues, Ana José AguiarO relatório de estágio, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, resulta num processo reflexivo acerca de todas as atividades desenvolvidas numa turma de 10º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2021/2022. O documento abrange todas as atividades efetuadas ao longo do presente ano letivo, desde o seu planeamento, concretização e respetiva reflexão crítica. Hoje em dia, nós, docentes, não nos podemos limitar a transmitir conhecimentos para que os alunos os reproduzam, é necessário formar seres humanos que sejam criativos, autónomos e que sejam capazes de se adaptarem a diferentes contextos e de tomarem decisões em situações adversas. Desta forma, o relatório contempla as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, tais como: (i) Prática Letiva, (ii) Atividades de Intervenção no Meio, (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico Pedagógica. Por fim, o estágio pedagógico é sem dúvida fulcral para o nosso desenvolvimento enquanto futuros professores de Educação Física. Através do mesmo somos propostos a um grande trabalho de reflexão, de forma que a nossa intervenção seja a melhor possível e vá ao encontro das necessidades, capacidades e fragilidades dos alunos, através do desenvolvimento de competências importantes, não só no contexto de aula, como também na vida quotidiana dos alunos.
- O bem-estar e a educação de carreira na infânciaPublication . Nóbrega, Ana Catarina Rodrigues; Garcês, Soraia Fernandes; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasÉ essencial promover experiências que proporcionem o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades, permitindo aos alunos a definição e exploração do seu percurso vocacional (Oliveira & Araújo, 2021). Esta investigação teve como objetivo delinear um programa de intervenção para a promoção do Bem-Estar e da consciência de carreira na infância. O projeto assumiu um design quasi-experimental e utilizaram-se os seguintes instrumentos: a Escala Ludo-jogo das Profissões (Pocinho et al., 2010), a ECCI (Jorge, 2011), o PERMA (versão original de Kern & Butler, 2014, versão portuguesa por Pocinho & Almeida, s.d.), incluindo pré e pós-teste; e ainda, um questionário sociodemográfico acerca dos pais e crianças. O programa foi aplicado numa escola privada da R.A.M, tendo participado 48 alunos do 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sendo que, 25 integravam o grupo experimental e 23 o de controlo. Realizou-se uma análise qualitativa das sessões e da Escala Ludo-jogo das Profissões, de forma a observar a eficácia da intervenção e identificar os principais contributos do programa de intervenção aplicado. A análise de resultados sugere poucas diferenças significativas nas variáveis estudadas em função dos fatores considerados, remete-nos ainda, para um contributo ao nível das intervenções no âmbito da promoção do Bem-Estar e da Consciência de Carreira. Para esta amostra, não houve diferenças significativas. Futuras investigações poderão incluir uma amostra mais alargada e diversificada que permita a generalização dos resultados.