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- Controlo por orientação de campo de um motor de indução para aplicação automotivaPublication . Gonçalves, José David Rodrigues; Barros, João Dionísio SimõesAtualmente existe uma preocupação crescente com a poluição atmosférica, nomeadamente a emissão de gases de efeito estufa. Existe ainda uma crescente preocupação com a utilização de combustíveis fósseis para a locomoção, combustíveis esses provenientes de uma fonte limitada e não renovável. Assim sendo, é cada vez mais importante procurar alternativas à utilização de veículos movidos a combustíveis fósseis. Neste trabalho, procurou-se desenvolver um protótipo de um carro elétrico, utilizando uma máquina assíncrona juntamente com a técnica de controlo por orientação de campo do rotor, de modo a controlar o binário da máquina e, dessa forma, controlar a velocidade do carro. Em conjunto com a máquina assíncrona, utilizou-se um conversor trifásico bidirecional, o qual foi controlado através de modulação por largura de impulso (PWM), permitindo não só fornecer energia à máquina assíncrona a partir de uma bateria DC, como também receber energia da máquina assíncrona quando esta opera como gerador, travando assim o carro. De modo a controlar a máquina assíncrona, implementou-se controladores PI (Proporcional-Integral) para controlar as correntes direta e em quadratura, assim como controlar o binário e o fluxo da máquina. Também foi implementado um controlador PI para controlar a velocidade de rotação da máquina, permitindo assim a realização de testes em laboratório. O desempenho da máquina assíncrona, sendo controlada através de orientação de campo do rotor, foi simulado na plataforma MATLAB/Simulink, onde foi analisado o comportamento do motor e do carro, para situações de subida, descida e plano. Por fim, implementou-se o controlo do motor na prática, onde foi possível comprovar os resultados obtidos através das simulações, tendo sido possível verificar a viabilidade da utilização de uma máquina assíncrona em conjunto com a técnica de controlo por orientação de campo do rotor para propulsionar um carro.