Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da ligação palavra-gesto em crianças dos 3 aos 6 anos: um estudo de caso - Equipa de animação da FlowPublication . Bonito, Natália Jacinta Barros; Rebelo, Maria Helena DiasA primeira infância, que compreende o tempo entre o nascimento e os 6 anos da criança, está intimamente ligada a períodos sensíveis. É quando a mente absorvente exerce uma força extraordinária na aquisição dos mais variados domínios, de forma rápida e quase instantânea. Os primeiros anos de vida são basilares na conquista e na construção de diversas componentes/estruturas de comunicação, ganhando o gesto destaque em determinadas fases, mas não anula, nem isola, a fala. Há uma conjugação, numa perspetiva de multimodalidade, das duas vertentes. Por isso, é tão importante avaliar e reconhecer a importância do gesto, da mímica, entre outros elementos, na ligação com a palavra: o que as crianças compreendem, vendo, ouvindo e reproduzindo. O presente trabalho dedica-se à análise do impacto palavra-gesto em crianças entre os 3 e os 6 anos, através do estudo de caso da equipa de animação da marca madeirense Flow, dedicada à produção e à apresentação de performances teatrais para a infância. Assim sendo, partindo da experiência da equipa de animação da Flow, além do mero entretenimento, realiza-se uma análise aos efeitos das suas apresentações teatrais na ligação palavra-gesto, destinadas a crianças em idade pré-escolar. Paralelamente, preconiza-se o estudo da força e da conexão de uma marca regional, com contornos comerciais, orientada para o público infantil. Descentraliza-se a sua atuação, além das lojas dedicadas à venda de brinquedos, através da criação de conteúdos exclusivos, revestidos de uma identidade própria, tendo em conta o uso de, entre outros elementos linguísticos, blends derivados do nome Flow.