Browsing by Issue Date, starting with "2023-08-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Giestas, Margarida José CanhaO presente Relatório de Estágio transpõe um conjunto de conhecimentos adquiridos e vivenciados no decorrer da licenciatura em Educação Básica e nos dois anos do mestrado e que visa a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se dividido em duas partes (Enquadramento Teórico e Metodológico e Intervenção Pedagógica: Prática Pedagógica I, II e III), sendo que a primeira parte aborda a teoria e a metodologia que fundamenta as atividades implementadas e a segunda parte contempla de forma mais aprofundada as escolas onde tive a oportunidade de estagiar (O Carrocel, Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira). Recorri à Metodologia de Investigação-Ação, como processo fundamental de ensino, uma vez que visa dar resposta a diversas problemáticas que o educador/docente encontra no grupo/turma e que pretende melhorar com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem mais significativa. Desta forma, surgiram três questões encontradas nas práticas pedagógicas (De que forma é que as crianças da Sala Vermelha podem desenvolver a motricidade? Como é que os materiais manipuláveis auxiliam a compreensão de conceitos na sala do 1.ºB? De que forma o trabalho a pares fortalece a interajuda, a cooperação e as aprendizagens dos alunos da turma do 4.ºB?). Elaborada uma investigação, implementaram-se diversas atividades e estratégias com o objetivo de apaziguar as diversas problemáticas assinaladas. Concluo afirmando que o atual documento patenteia um conjunto de experiências e saberes que implementei ao longo do percurso de formação para a docência como futura educadora de infância ou professora de 1.º Ciclo, nos diferentes contextos de Prática Pedagógica.
- Relatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Perestrelo, Andreia da Conceição Freitas; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO presente relatório engloba um conjunto de reflexões da prática, realizadas à luz da teoria, desenvolvidas a partir da Prática Pedagógica em contexto de Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório descreve o processo de aquisição de conhecimentos e competências necessárias para a docência. Para o efeito, encontra-se estruturado em três partes fundamentais: Enquadramento Teórico, Metodológico e Intervenção Pedagógica (no Pré-Escolar: no Infantário Semi-Internato de Santa Clara e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas). Acredita-se que o Perfil do desempenho profissional do Educador de Infância e do Professor do 1.º Ciclo requer a capacidade de desenvolver o currículo por meio da planificação, organização e avaliação, visando a construção de aprendizagens significativas, bem como o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Assim, destaca-se a importância da reflexão, pois o professor deve refletir continuamente acerca das suas opções metodológicas e da forma como operacionaliza o currículo, visando a construção de aprendizagens integradas, significativas e ativas. Nas Práticas Pedagógicas I e II adotou-se uma abordagem reflexiva e crítica por meio da metodologia de Investigação-Ação, o que possibilitou abordar as problemáticas identificadas durante a prática, como o desenvolvimento da cooperação, partilha e respeito pelo outro na Educação Pré-Escolar, e a motivação dos alunos com ritmos de trabalho distintos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no 2.º ano. Já na Prática Pedagógica III, optou-se pela Metodologia de Trabalho de Projeto, mantendo igualmente uma postura reflexiva. Apresentam-se as Práticas Pedagógicas, descrevendo-se três momentos de aprendizagem e respetiva reflexão crítica acerca dos mesmos. Este documento vai além de uma simples descrição ou explicação, sendo, na verdade, uma partilha de experiências e o testemunho de um percurso de formação inicial para a docência.