Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-24"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sá, Yenny Maria Teixeira; Gonçalves, Carla Patrícia MartinsO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB e tem como objetivo principal a obtenção de grau de mestre nestas respetivas áreas educativas. De acordo com esta finalidade, procura-se retratar de forma crítica e reflexiva o trabalho desenvolvido ao longo das três práticas pedagógicas, nas valências da Pré-Escolar (com crianças entre os 5 e os 6 anos) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (com o 1.º ano e 4.º ano de escolaridade). No que respeita à sua estrutura, o relatório organiza-se em duas partes complementares, nomeadamente, o Enquadramento Teórico e Metodológico e a Intervenção Pedagógica. Sendo certo que, numa primeira etapa sintetizar-se-á as bases teóricas e metodológicas que sustentaram a ação pedagógica e, numa segunda etapa se refletirá acerca das mesmas, articulando com alguns momentos de aprendizagem. Associado às práticas pedagógicas, considerou-se essencial a metodologia de investigação ação que permitiu articular a fundamentação com a intervenção pedagógica. Desta forma, ao adotar uma atitude investigativa foi possível identificar as fragilidades quer do grupo, quer das turmas e mitigá-las com o ajuste da ação pedagógica. Assim sendo, procurou-se dar resposta às seguintes questões: Como Promover a Educação e Aquisição de Hábitos Alimentares Saudáveis nas Crianças da Sala da Pré: “Reaprender a comer”?; Como posso promover a motivação para a aprendizagem na turma do 1.º ano? e Como estimular e potencializar as competências dos alunos da turma do 4.º ano, a favor da aprendizagem?, respetivamente. Neste sentido, este relatório agrega um conjunto de aprendizagens fundamentadas e refletidas que marcam o início de um percurso de formação para a docência e que evidenciam o rumo traçado e a disposição em aprender mais e ajudar todas as crianças e alunos a alcançarem o conhecimento de forma significativa, autónoma e consciente.