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- O impacto de uma instituição pública de habitação social na promoção do desenvolvimento comunitário local. Estudo de caso na Região Autónoma da MadeiraPublication . Freire, Maria Elsa Rodrigues; Mendonça, Alice Maria Justa FerreiraAs dificuldades sociais, económicas, políticas e culturais existentes em alguns grupos sociais advêm essencialmente de situações de vulnerabilidade, resultado dos rendimentos baixos, condições precárias de vida e desemprego. Assim sendo, cabe às entidades competentes o angariar de estratégias que deem resposta a estes casos, de modo a combater comportamentos desviantes e evitar que estas pessoas sejam marginalizadas. No caso específico da Região Autónoma da Madeira (RAM), verificamos através de dados da Direção Regional de Estatística da Madeira, a existência de elevadas percentagens de indivíduos em risco de pobreza. Face a esta problemática, o Governo Regional através de uma organização pública de habitação social, tem desenvolvido estratégias de modo a dar resposta aos problemas habitacionais e laborais desses cidadãos, acompanhando-os e envolvendo-os simultaneamente em dinâmicas de trabalho social. Por esse facto, o presente estudo de caso teve como finalidade compreender o contexto e os processos de liderança dos intervenientes daquela organização pública de habitação social da Região Autónoma da Madeira, de modo a determinar o seu impacto no desenvolvimento comunitário local. Deste modo, procurámos caraterizar o contexto organizacional da instituição, identificar os processos de liderança, descrever as atividades desenvolvidas no contexto da comunidade, identificar os processos de liderança existentes e determinar o impacto da organização no desenvolvimento comunitário local. Para a realização deste estudo, foram utilizadas metodologias qualitativas e quantitativas. As técnicas e instrumentos de recolha de dados recaíram sobre a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica, a realização de entrevistas e inquéritos por questionário aplicados a 2 técnicas de um dos Polos Comunitários da organização e aos utentes da mesma. Para a análise e interpretação dos dados recolhidos utilizaram-se as técnicas de análise de conteúdo, a triangulação de dados, bem como alguns indicadores estatísticos. Conclui-se que o trabalho realizado por esta organização pública de habitação social tem grande importância para a comunidade local através de procedimentos onde se destacam os apoios à habitação e as atividades realizadas nos Polo Comunitários que promovem a inclusão social e a formação dos utentes e ajudam a combater problemas de solidão através da ocupação de tempos livres.
- Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Maio, Alexandra Sofia Capelo; Gonçalves, Carla Patrícia MartinsEste relatório tem como principal objetivo a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como resultado, este procura refletir e analisar, com base na legislação em vigor, o trabalho desenvolvido ao longo das três práticas pedagógicas. Para o efeito, o presente relatório encontra-se estruturado em duas partes complementares: a Parte I - Enquadramento Teórico e Metodológico, que tem como finalidade retratar, fundamentar as práticas pedagógicas, mencionadas na Parte II - Intervenção Pedagógica, na Pré-Escolar (Sala de Transição) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 4.º ano). Relativamente às práticas pedagógicas, evidenciou-se uma postura reflexiva e crítica, com recurso à metodologia de Investigação-Ação, que permitiu identificar as fragilidades do grupo e das diferentes turmas, de modo a reajustar a ação pedagógica para colmatar as problemáticas encontradas. Assim sendo, procurou-se dar resposta às seguintes questões: Como fazer com que as crianças da Sala de Transição desenvolvam competências no trabalho cooperativo? Como fazer com que os alunos da turma do 1.º ano ampliem a compreensão da leitura e desenvolvam a sua capacidade escrita? e por fim Como promover as competências interpessoais e sociais para a resolução de conflitos/comportamentos disruptivos na turma do 4.º ano? Portanto, este relatório engloba uma profunda reflexão do conjunto de experiências pedagógicas vivenciadas ao longo da minha formação, que marcam o início do meu percurso como profissional da educação, que priorizam primeiramente as necessidades e interesses das crianças.