Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Diana Tomás Pereira; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório de estágio, apresenta todo o processo de aquisição de competências e conhecimentos necessários à obtenção do grau de mestre no curso de Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escrita deste relatório, teve como objetivo refletir e fundamentar todo o percurso feito ao longo das três práticas pedagógicas, que demonstraram, desde cedo, a importância na formação dos futuros educadores e professores. Deste modo, estão presentes dois momentos, Enquadramento Teórico e Metodológico e Ação Pedagógica, ambos alicerçados nas práticas pedagógicas que sucederam na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em escolas pertencentes ao concelho do Funchal. Considerando a organização curricular atual, foram distinguidos alguns princípios essenciais à construção de conhecimentos e aprendizagens, mantendo sempre as crianças e alunos como agentes ativos no processo. Perseverou-se sempre uma postura e atitude investigadora, crítica e reflexiva, apoiada na metodologia de Investigação-Ação, permitindo resolver questões e problemas identificados em cada uma das práticas pedagógicas, nomeadamente: Como promover um ambiente sereno, estruturado e organizado, que seja favorável à aprendizagem de todos os elementos do grupo?; Como estimular o interesse do 1.º B na área de Português, de modo a resolver as dificuldades acrescidas nos domínios da leitura, escrita e gramática?; Como criar atividades em grupos que promovam a partilha de conhecimentos, trabalho em equipa e interajuda?. Assim sendo, este documento é mais do que uma mera descrição das práticas pedagógicas, integra uma partilha de conhecimento, experiências e reflexões que marcam toda a evolução ao longo do processo, através de momentos e atividades únicas e significativas, que marcaram as crianças os alunos que se cruzaram comigo.