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- Estudo de investigação em psicologia clínica narrativa. Contributos da terapia narrativa no processo de luto complicado: uma revisão sistemáticaPublication . Santos, Petra José Pereira; Soares, LuísaObjetivo: O luto complicado é emocionalmente desafiante e causa sofrimento intenso, requerendo intervenções psicológicas multidimensionais, específicas e adaptadas. Este estudo visa revisar sistematicamente na literatura os contributos e a eficácia da terapia narrativa e estratégias construtivistas-narrativas no tratamento deste fenómeno. Método: Foi realizada uma busca extensiva nas bases de dados Google Scholar, B-On, PubMed, Springer Link, Taylor and Francis, Web of Science e Science Direct. Foram incluídos estudos publicados entre 2000-2023 que cumpriram com os critérios de inclusão predefinidos. A qualidade dos estudos foi avaliada segundo o Método PRISMA. Resultados: Setenta e um estudos demonstraram a eficácia das intervenções narrativas, construtivistas-narrativas e cognitivo-comportamentais na reconstrução de significado, integração e ajustamento do luto complicado para luto normal. Observou-se uma tendência no uso da escrita para alcançar reduções significativas nos sintomas de luto complicado. Principais Conclusões: O recurso a estratégias narrativas é fundamental para elaborar, aceitar e reconstruir a perda, integrar a morte na nova realidade, criar uma nova identidade e manter um vínculo contínuo com o falecido. Os resultados sugerem benefícios para a prática clínica e comunidade científica. Mais investigações são necessárias para explorar os contributos da terapia narrativa no luto complicado no território português.
- A escola no bairro: políticas educativas de desenvolvimento localPublication . Brás, Hélder Renato Pereira; Fraga, Nuno Miguel da SilvaAo longo das últimas décadas, a Humanidade tem acomodado um modus vivendi que perpetua uma teoria comum do progresso acoplado num modelo de desenvolvimento insuflado pelo fenómeno da globalização. Na mesma linha de concetualização, as características da escola moderna de massas tornaram-se num modelo normativo institucional Estado-Nação, que inspirado numa dinâmica economista capitalista mundial elevaram as instituições educativas a um elevado nível de isomorfismo com tendência para padronizar e homogeneizar o currículo (Dale, 2004), independentemente do seu nível de desenvolvimento ou tradições educativas diferentes. Numa sociedade do conhecimento, analisar e precisar as razões que revestem os objetivos das políticas educativas e perceber o papel que contribui para preservar a sociedade ou para a transformar, reveste-se de redobrado significado. As suas escolhas judiciosas devem refletir o uso não linear de estratégias educativas de âmbito local que correspondam adequadamente às necessidades de sociedades cada vez mais heterogéneas e em mudança, reivindicando o processo de crescimento do ser humano na sua realização como pessoa e como membro de uma comunidade. Se é verdade que a massificação do ensino traduz um salto civilizacional sem precedentes, os desafios que se coloca na organização de uma educação aberta a todos e ao longo da vida, exprime um esforço de renovada dinâmica e constante adaptabilidade. A hodiernidade vislumbra reinventar-se e implementar estratégias de gestão educativa de âmbito territorialista, mais consonantes com as peculiaridades das comunidades, dando espaço a novos conceitos educativos orientados para futuros compartilhados mais justos e equitativos ao longo da vida, envolvendo a participação dos cidadãos e de outras partes interessadas na tomada de decisões que ocorrem em diferentes espaços e tempos (Unesco 2022). Neste propósito, o estudo de caso de abordagem qualitativa que apresentamos procura aferir a relevância que o projeto “A escola no Bairro” tem no âmbito do desenvolvimento local.