Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-17"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física: práticas, desafios e desenvolvimento enquanto professor estagiárioPublication . Olim, João Afonso Vieira; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraEste relatório é o resultado do Estágio Pedagógico, realizado numa Escola Básica e Secundária da Região Autónoma da Madeira, no ano letivo 2023/2024. Este estágio está integrado no segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. O documento está organizado tendo por base as linhas programáticas do Estágio Pedagógico, estando estruturado em seis capítulos: (i) enquadramento do estágio, (ii) caracterização da escola, (iii) prática letiva, (iv) atividades de intervenção na comunidade escolar, (v) atividade de integração no meio e (vi) ações científico-pedagógicas. Em cada um dos capítulos procurei descrever o trabalho desenvolvido por mim ao longo de todo este processo. O Estágio Pedagógico é de extrema importância, pois é uma oportunidade de complementar a formação teórica da universidade através da experiência prática. É através desta experiência que se consegue aplicar o conhecimento teórico (metodologias de ensino) na prática, desenvolver competências pedagógicas (por exemplo de planeamento), desenvolver competências interpessoais (por exemplo de comunicação), conhecer o contexto real das escolas e aprimorar a nossa capacidade de lidar com os desafios atuais da educação. Como o desenvolvimento de cada uma dessas componentes implica uma reflexão acerca dos aspetos positivos, aspetos negativos e aspetos a melhorar, para além da descrição de cada uma das atividades desenvolvidas, procurei refletir criticamente acerca do trabalho desenvolvido, bem como dos benefícios que estas atividades tiveram para mim enquanto professor estagiário.
- Analysing accelerators using the CIMO framework: evidence from the Madeira Startup Retreat Acceleration Program 6th EditionPublication . Pereira, José Bruno de Castro; Freitas, Carmen Marisela Fernandes de; Búrca, Seán deThis study employs the CIMO (Context-Intervention-Mechanism-Outcome) framework to analyse the Madeira Startup Retreat (MSR) - 6th Edition focusing on the role of accelerators as distinct innovation intermediaries. The MSR program aims to support startups in the tourism, travel, and leisure sectors by providing tailored interventions within a conducive ecosystem. This research seeks to understand how the MSR program facilitates startup growth through context-specific interventions that activate key mechanisms leading to significant outcomes. A case study approach was utilised, combining qualitative data from semi-structured interviews with participants, observations, and secondary data from the reports of the previous five editions. The analysis reveals that the MSR program effectively fosters learning through knowledge exchange, validation, innovation, networking and facilitator for business expansion, which are critical for startup development. Participants highlighted the program's role in refining business strategies through marketing positioning and value proposition, enhancing market understanding, and readiness to expand networks. The unique context of Madeira, with its vibrant tourism industry, was crucial in shaping these outcomes. The MSR program's design, which integrates local ecosystem support with targeted interventions, successfully activates mechanisms that drive startup growth and innovation. This study underscores the importance of accelerator programs in enhancing startup success, particularly in niche sectors like tourism, travel and leisure.