Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-29"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Pereira, Catarina Cabral; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente relatório de estágio tem como objetivo principal descrever e refletir acerca das três práticas pedagógicas desenvolvidas no decorrer do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira. Neste seguimento, a primeira foi realizada na valência da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Já no que concerne às práticas realizadas na vertente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estas foram realizadas em turmas do 2.º e 4.º ano de escolaridade. O documento encontra-se dividido em três partes complementares: Enquadramento Teórico, onde são apresentadas temáticas indispensáveis à prática doente; Enquadramento Metodológico que aborda a Metodologia de Investigação-Ação; Intervenções Pedagógicas, onde estão contempladas informações inerentes a três contextos educativos distintos. Além disso, este relatório tem como objetivo descrever e fundamentar as práticas pedagógicas, refletindo acerca das mesmas. Considerando a atual organização e gestão curricular portuguesa no que concerne à Educação Pré-Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, privilegiou-se um conjunto de estratégias de intervenção inerentes à prática pedagógica (a interdisciplinaridade, as atividades práticas, a avaliação formativa e a promoção de leitura e da escrita) com o objetivo de se construir aprendizagens significativas e integradas, onde a criança fosse o centro de todo o processo educativo. Como facilitador de todo este processo, em busca de uma atitude crítica e investigativa, recorreu-se à Metodologia de Investigação-Ação Neste sentido, desenvolveu-se um projeto, no âmbito da Educação Pré-Escolar, tendo por base a seguinte questão: “Como é que a interdisciplinaridade entre áreas de conteúdo, na Educação Pré-Escolar, pode promover o desenvolvimento da criança nas várias dimensões.”. Este relatório é, então, o culminar de um percurso de formação para a docência que se traduz numa partilha de experiências que, apesar das particularidades e dificuldades evidenciadas ao longo do mesmo, a resiliência e a paixão pela profissão estiveram sempre presentes.