Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-24"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da educação profissional para o desenvolvimento da Região Autónoma da MadeiraPublication . Bettencourt, Petra Luís; Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues deSão objeto de preocupações por parte de vários organismos nacionais e internacionais as questões da globalização e da evolução das tecnologias digitais, pelas transformações dinâmicas e constantes nas sociedades do século XXI. O défice de qualificações da população reflete-se num obstáculo ao desenvolvimento das sociedades. E por isso, têm exigido esforços nas redefinições das estratégias políticas adequadas a estes fenómenos. O ensino profissional assume uma influência preponderante para a sociedade numa dimensão individual e social com a responsabilidade de preparar os indivíduos ao nível dos conhecimentos, aptidões, atitudes e valores, atribuindo-lhes uma qualificação especializada para o mundo do trabalho, permeabilizando a resposta às necessidades da economia e do desenvolvimento da sociedade. No século XXI assiste-se em Portugal a um percurso evolutivo na reestruturação das políticas de educação e formação profissional com uma forte influência das estratégicas europeias. Ao longo de toda a reorganização destas políticas públicas verifica-se que atribuem relevância à diversidade e qualidade das ofertas formativas, como recurso estratégico para a igualdade de oportunidades e equidade face à emergência das novas realidades e o impulso para o desenvolvimento local e comunitário. A presente investigação, assume-se como um estudo caso com a finalidade de compreender qual o contributo da educação e formação profissional para o desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira, com uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, privilegiando o contributo das técnicas de recolha de dados das entrevistas semiestruturadas e a análise documental. A interpretação dos dados permitiu compreender a perspetiva dos decisores políticos relativamente ao contributo dos cursos profissionais. Pela natureza deste estudo, é fundamental salvaguardar os princípios éticos da investigação, seguindo as recomendações da Proteção de Dados e da Comissão de Ética da Universidade da Madeira.