Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Enhancing financial literacy through narrative and puzzles: a serious game approach for young adultsPublication . Santos, Ana Catarina Antunes; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Campos, Pedro Filipe PereiraA literacia financeira é crucial para o bem-estar económico, tanto a nível pessoal como nacional, especialmente na sociedade complexa e em rápida evolução. Apesar da sua importância, persiste um défice significativo no conhecimento financeiro básico, mesmo entre indivíduos com níveis elevados de educação. Este défice é particularmente preocupante entre os jovens adultos, pois impede-os de tomar decisões informadas, gerir eficazmente as suas finanças e assegurar um futuro estável. Esta tese explora o desenho, desenvolvimento e avaliação de dois jogos sérios destinados a mel horar a literacia financeira em jovens adultos, com particular ênfase na poupança e no planeamento financeiro. O primeiro jogo, DreamScape, é um jogo interativo guiado por uma narrativa que inclui puzzles financeiros, enquanto o segundo, Where’s the Finance: Goldcrest Curse, adota o formato de um jogo passivo. O documento apresenta uma visão abrangente do desenho conceptual, da metodologia de de senvolvimento e da implementação destes protótipos digitais. Além disso, detalha um rigoroso processo de avaliação que analisou a usabilidade, os resultados de aprendizagem, o envolvimento dos utilizadores e a atratividade geral dos jogos. Os resultados da avaliação demonstraram que o DreamScape ofereceu uma experiência altamente imersiva graças ao seu desenho baseado em nar rativa, envolvendo os jogadores profundamente no jogo. Por outro lado, o Where’s the Finance foi mais eficaz na apresentação de tópicos de literacia financeira, com os participantes a demonstrarem uma compreensão mais clara e uma maior retenção dos conceitos. Ambos os jogos receberam feed back positivo em relação à acessibilidade e relevância, destacando o seu potencial como ferramentas educativas. Os resultados sugerem que os jogos sérios são uma ferramenta promissora para melhorar a literacia financeira entre jovens adultos, especialmente quando equilibram conteúdos educativos com mecânicas envolventes. Esta investigação destaca o potencial da aprendizagem baseada em jogos para preencher défices educacionais críticos e recomenda uma exploração mais aprofundada da aplicação de jogos sérios para o ensino de outras competências essenciais para a vida.