Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de uma plataforma web para suporte na terapia de reminiscência e no processo de aprendizagem com atividades de estimulação cognitiva personalizadasPublication . Aguiar, Gonçalo Barbosa; Ferreira, Luís Duarte Andrade; Bermúdez i Badia, SergiO crescimento global da população envelhecida destaca a urgência de abordagens inovadoras no tratamento e bem-estar dessa faixa etária, especialmente para aqueles que são afetados por doenças neurodegenerativas, como a Alzheimer ou a Demência. A Terapia de Reminiscência emerge como uma abordagem inovadora e com resultados positivos no tratamento de doenças neurodegenerativas, proporcionando não só conforto psicológico, mas também contribuindo para a melhoria da qualidade de vida daqueles que enfrentam desafios relacionados com a saúde cognitiva. A integração da tecnologia na terapia de reminiscência contribui de forma positiva no modo como são abordados os tratamentos de distúrbios cognitivos associados ao envelhecimento. Ferramentas digitais e plataformas interativas oferecem oportunidades únicas para enriquecer e personalizar as intervenções terapêuticas, permitindo a obtenção de melhores resultados clínicos. De igual forma, o contexto educacional também enfrenta desafios relacionados com as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Neste contexto, a tecnologia tem-se mostrado uma aliada importante no processo de aprendizagem, oferecendo soluções personalizadas que permitem ajudar a superar essas barreiras. Ferramentas digitais, como plataformas de aprendizagem interativas, jogos educacionais e sistemas de feedback em tempo real, têm o potencial de criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e acessíveis. Deste modo, estas ferramentas podem ser igualmente valiosas no âmbito educativo, apoiando educadores e professores na criação de atividades interativas e personalizadas para promover a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo em diferentes faixas etárias. É com base nestes fatores que surge a ferramenta MusiCam, desenvolvida no âmbito do projeto Musiquence Technologies, e que pretende facilitar os profissionais da área da psicologia e educação na criação de atividades personalizadas no seu contexto de trabalho. O MusiCam permite aos utilizadores capturar momentos únicos dos pacientes e alunos, e integrá-los de forma inovadora nas intervenções de estimulação cognitiva. Desta forma, esta tecnologia permite apoiar os psicólogos e educadores na criação de atividades de avaliação cognitiva com um nível de personalização maior para cada tipo de paciente e aluno. Este trabalho pretende contribuir para a evolução do campo da terapia de reminiscência e da educação, destacando o papel vital da tecnologia na melhoria do tratamento de doenças neurodegenerativas e no apoio à aprendizagem, promovendo uma abordagem inovadora e acessível para os seus utilizadores.