Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-03"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competências socioemocionais e o rendimento escolar de alunos do Ensino Secundário com e sem diagnóstico de perturbação de hiperatividade e défice de atençãoPublication . Soares, Margarida Branco Marques Calhamar; Franco, Maria da Glória Salazar D’ Eça; Beja, Maria João Gouveia PereiraEste estudo pretende avaliar a influência e o impacto das competências socioemocionais (CSE) no rendimento escolar, bem como explorar o impacto da presença ou ausência de um diagnóstico clínico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), no mesmo. Foi realizado um estudo de investigação que teve por base uma metodologia quantitativa, com a aplicação de um questionário a 92 participantes para avaliar estas competências, obtendo-se dados sobre o diagnóstico de PHDA e recolhendo-se informações sobre o rendimento escolar. Uma análise dos resultados obtidos indicou que o diagnóstico de PHDA não está significativamente associado ao rendimento escolar. Esta análise permitiu igualmente concluir que a correlação entre as competências socioemocionais e o rendimento escolar foi fraca e não significativa. Adicionalmente, não foram encontradas evidências de que a interação entre as competências socioemocionais e o diagnóstico de PHDA influencie significativamente o rendimento escolar. Estas conclusões sugerem que outros fatores podem desempenhar um papel mais relevante na determinação do desempenho escolar.