Dissertações de Mestrado
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Browsing Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "07:Energias Renováveis e Acessíveis"
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- Simulação e desenvolvimento de um sistema de carregamento de veículos elétricos com energia solarPublication . Baltazar, Pedro Jorge Sousa; Barros, João Dionísio Simões; Gomes, Luís Armando de Aguiar OliveiraA falta de postos de carregamento em prédios habitacionais e moradias, aliada ao crescimento dos veículos elétricos, exige repensar as estruturas de carregamento. Estas podem ser compostas por fontes renováveis, permitindo o carregamento de vários veículos elétricos com menor dependência da rede elétrica. Neste trabalho desenvolveu-se um sistema de carregamento de veículos elétricos com energia solar fotovoltaica e algoritmos de gestão de energia, possibilitando o carregamento tanto com energia dos painéis fotovoltaicos quanto da rede elétrica. A escolha dos componentes e algoritmos foi baseada numa revisão bibliográfica, indicando que o sistema deve incluir um conversor DC/AC para conectar os painéis à rede elétrica e carregadores de veículos elétricos, compostos por um conversor AC/DC e um conversor DC/DC redutor. Para os algoritmos desenvolvidas três soluções de algoritmos: o Power Sharing, que divide a potência dos painéis entre os veículos; um que prioriza os veículos com menor estado de carga (SOC); e outro que distribui a potência conforme o tempo de carregamento e o SOC. Aplicou-se o sistema de carregamento desenvolvido ao software de simulação Matlab, começando por testar individualmente os controlos de corrente e tensão de cada um dos conversores e do controlo MPPT aplicado ao conversor DC/AC, posteriormente testou-se o sistema de carregamento completo para observar o comportamento do mesmo em regime transitório e em regime permanente. A simulação mostrou que o algoritmo Power Sharing fornece mais energia aos veículos, aumentando o consumo da rede elétrica quando a radiação solar é baixa, permitindo atingir um maior SOC. O algoritmo que prioriza veículos com menor SOC consome menos energia da rede, resultando num SOC menor comparado aos outros algoritmos. Concluiu-se que, para adotar este sistema na prática, é imperativo instalar uma potência fotovoltaica de 7,4 kW por cada carregador de veículo elétrico.