Publicações em Atas de Congressos/Conferências, etc.
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Publicações em Atas de Congressos/Conferências, etc. by Subject "Abandono escolar"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Causas de sucesso e factores de abandono escolar: o contributo do desportoPublication . Soares, Jorge; Lopes, Helder; Antunes, HélioA comunicação que se apresenta no Colóquio sobre a temática do abandono escolar e os factores de sucesso educativo enquadra-se no projecto apresentado à Fundação para a Ciência e Tecnologia intitulado: Causas de Sucesso e Factores de Abandono Escolar, da autoria da professora Ágata Aranha, da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro. Este projecto que integra um grupo de vinte e oito Doutores e investigadores, teve origem no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), sediado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do qual fazem parte entre outras instituições do ensino superior, a Universidade da Madeira (Departamento de Educação Física e Desporto). O projecto referido, pretende em primeira instância, identificar as causas de sucesso no processo de ensino e de aprendizagem, os factores ou causas de abandono abando no escolar, e em segundo lugar, a influência da prática desportiva dos jovens no sucesso escolar e no abandono prematuro da escola. O estudo pretende inquirir três grupos de participantes: os alunos do 3º ciclo 3º ciclo e do ensino secundários de toda a Região Autónoma da Madeira, os professores dos mesmos níveis de ensino e ainda alunos maiores de 23 anos que regressaram à escola para completarem um determinado nível de escolaridade.
- Políticas educativas: discursos e práticasPublication . Rodrigues, Liliana; Brazão, PauloEste livro resulta de uma compilação de conferências e comunicações, realizadas no âmbito do IV COLÓQUIO CIE-UMa, dedicado ao tema Políticas Educativas: Discursos e Práticas. A necessidade de discutir as políticas educativas surge numa altura em que a contestação dos professores é inequívoca e onde os discursos não coincidem com as práticas. Como Fino afirma no documento de abertura deste colóquio, em “menos de meio século e 28 (vinte e oito) ministros da educação depois, há quem afirme que o paciente (o sistema educativo) agoniza. É claro que também há quem afirme que nunca estivemos tão bem, pelo menos a contar com as evoluções nos índices mais recentemente divulgados, os quais, alegadamente, demonstram o fim da derrapagem e o início de uma recuperação que, todavia, continua longe de ser evidente, para muitos.” Este livro pretende ser um contributo de diversos investigadores, e em particular do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, CIE- UMa, às entidades responsáveis pelas políticas de educação em Portugal. Acima de tudo, acreditamos que a investigação em educação deve ser ouvida pelos decisores das políticas educativas, numa reflexão que se quer séria em nome de um dos bens fundamentais das sociedades contemporâneas, a saber, a educação.