Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- What teachers want to mean with student`s “affective behaviour”Publication . Franco, Maria GlóriaO comportamento afectivo da sala de aula é a variável menos estudada na interacção da sala de aula. Assim, o nosso estudo partiu da pergunta ”A que é que os professores se referem quando falam do comportamento “afectivo” ou “não cognitivo” dos seus alunos”. Sabe-se que a percepção dos pro fessores acerca dos seus alunos afecta o desempenho destes (Brophy, 1979; Brophy & Good, 1986). A nossa amostra foi de 25 professores do 1º Ciclo do ensino básico, Funchal/ Portugal, com ida des compreendidas entre os 24 e 53 anos (média 28 anos), com 1 a 27 anos de serviço (média 13 anos). Cada professor descreveu 5 experiências que tivessem realmente ocorrido e que achassem que se relacionavam com uma vivência afectiva com os seus alunos. Analisaram-se 60 casos para identificar os principais aspectos que os professores valorizam e associam às vivências afectivas no espaço sala de aula. Por último reflectiu-se sobre com estes aspec tos aprecem associados através da analise factorial de correspondências múltiplas.
- The relationships between social intelligence, social competence and abstract intelligence–a study of validity with Portuguese gifted and non gifted childrenPublication . Candeias, A. A.; Leal, F.; Barahona, H.; Charrua, M.; Matos, A. O.; Franco, G.; Dias, C.; Oliveira, M.The present work is focused on the description from relationships between social intelligence and social competences in gifted and non-gifted children and their relationship with abstract intelligence. Based on a study with Portuguese children, 369 are non-gifted children from regular class and 32 were gifted children, we applied: Cognitive Test of Social Intelligence for Children (PRPI-6/11; Candeias et al., 2008), Social Competence Test for Children (PACS-6/11, Candeias et al., 2008) and Coloured Progressive Matrices (CPM, Raven, 1965); we examined the relathionships between Social Intelligence dimensions (Interpersonal Problem Solving, Familiarity, Motivation and Self-confidence), Social Competence and Abstract Intelligence. These findings allow a more specific and significant way to assess and to identify social intelligen ce and its relationships with social competences and abstract intelligence, and are one way to promote a new look at human abilities and social competence, specially for assessment and intervention with gif ted children in educational contexts.
- A gestão das emoções na sala de aula: projecto de modificações das atitudes emocionais de um grupo de docentes do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Franco, Maria da Glória Salazar d’ Eça Costa; Branco, Maria Alexandra Freitas