Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Marques Câmara, Ester do Carmo

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • O aluno universitário e a pessoa com necessidades especiais: percepções sobre a prática de voluntariado
    Publication . Lourenço, Luz; Câmara, Ester; Luís, Lia; Antunes, Ana P.
    O ensino superior deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências profissionais e o desenvolvimento de competências transversais, ambas valorizadas pelo atual mercado de trabalho. O voluntariado afigura-se como uma prática potenciadora do desenvolvimento destas competências, pelo que algumas universidades têm incentivado os seus alunos a uma participação social mais ativa em áreas diversas. Neste trabalho procuramos perceber a importância da prática de voluntariado no ensino superior para a formação profissional, desenvolvimento pessoal e atitude dos alunos face à pessoa com necessidades especiais. Participaram no estudo 2 estudantes universitários (1 homem e 1 mulher), voluntários numa associação dedicada às perturbações do desenvolvimento. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada e organizados com recurso a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a prática de voluntariado representa ganhos para o voluntário e para a população com necessidades especiais, bem como coloca desafios associados ao desempenho. Além disso, revelam a presença de motivação intrínseca e extrínseca para o início e continuação dessa atividade e traduzem o potencial desta prática na promoção da inclusão. Estes dados são discutidos e apresentam-se algumas considerações que podem servir como ponto de partida para investigações futuras.
  • Exploring creativity and wellbeing characteristics of portuguese tourists
    Publication . Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saul Neves de; Câmara, Ester; Martins, Patricia
    The purpose of this study was to explore creativity and wellbeing characteristics in a sample of Portuguese tourists while simultaneously building a creative tourist profile. A sample of 857 Portuguese tourists with ages ranging from 17 to 76 years was used. The Creative Personality Scale short form and the Tourism Experience Scale were applied for data collection. The results indicated positive and significant correlations between wellbeing and creativity. Women showed higher levels of wellbeing. Older tourists performed better in creativity. Age had a significant influence only on creativity and not on tourists’ overall wellbeing. Non-students obtained higher and significant scores for creativity, while overall wellbeing was not influenced by having a job (student vs non-student). A significant multiple linear regression model suggested that wellbeing and age are significant predictors of creativity in tourism settings. Wellbeing rankings showed positive emotions in first place, creativity in second place and meaning in third place. In conclusion, the results indicated that creativity and wellbeing are important factors for tourism experiences and that Portuguese tourists’ psychological profile already show