Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Marques Câmara, Ester do Carmo

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • O aluno universitário e a pessoa com necessidades especiais: percepções sobre a prática de voluntariado
    Publication . Lourenço, Luz; Câmara, Ester; Luís, Lia; Antunes, Ana P.
    O ensino superior deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de competências profissionais e o desenvolvimento de competências transversais, ambas valorizadas pelo atual mercado de trabalho. O voluntariado afigura-se como uma prática potenciadora do desenvolvimento destas competências, pelo que algumas universidades têm incentivado os seus alunos a uma participação social mais ativa em áreas diversas. Neste trabalho procuramos perceber a importância da prática de voluntariado no ensino superior para a formação profissional, desenvolvimento pessoal e atitude dos alunos face à pessoa com necessidades especiais. Participaram no estudo 2 estudantes universitários (1 homem e 1 mulher), voluntários numa associação dedicada às perturbações do desenvolvimento. Os dados foram recolhidos através de entrevista semiestruturada e organizados com recurso a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a prática de voluntariado representa ganhos para o voluntário e para a população com necessidades especiais, bem como coloca desafios associados ao desempenho. Além disso, revelam a presença de motivação intrínseca e extrínseca para o início e continuação dessa atividade e traduzem o potencial desta prática na promoção da inclusão. Estes dados são discutidos e apresentam-se algumas considerações que podem servir como ponto de partida para investigações futuras.
  • Exploring creativity and wellbeing characteristics of portuguese tourists
    Publication . Garcês, Soraia; Pocinho, Margarida; Jesus, Saul Neves de; Câmara, Ester; Martins, Patricia
    The purpose of this study was to explore creativity and wellbeing characteristics in a sample of Portuguese tourists while simultaneously building a creative tourist profile. A sample of 857 Portuguese tourists with ages ranging from 17 to 76 years was used. The Creative Personality Scale short form and the Tourism Experience Scale were applied for data collection. The results indicated positive and significant correlations between wellbeing and creativity. Women showed higher levels of wellbeing. Older tourists performed better in creativity. Age had a significant influence only on creativity and not on tourists’ overall wellbeing. Non-students obtained higher and significant scores for creativity, while overall wellbeing was not influenced by having a job (student vs non-student). A significant multiple linear regression model suggested that wellbeing and age are significant predictors of creativity in tourism settings. Wellbeing rankings showed positive emotions in first place, creativity in second place and meaning in third place. In conclusion, the results indicated that creativity and wellbeing are important factors for tourism experiences and that Portuguese tourists’ psychological profile already show
  • Senior tourists' well-being, happiness, and satisfaction with life: a systematic literature review
    Publication . Câmara, Ester; Pocinho, Margarida; Jesus, Saúl Neves de; Agapito, Dora; Pocinho, Margarida; Marques Câmara, Ester do Carmo
    The perception of well-being through tourism improves the quality of life of tourists, and for senior tourists, this re lationship is even more promising. While the association between tourism and mental health is clear, the processes involved are not always clarified. Thus, this systematic literature review aims to explore and systematise the benefits of senior tourism for well-being, happiness, and satisfaction with life. Following the PRISMA method, the search was undertaken on platforms SCOPUS and Web of Science, using the research terms “senior tourism”, “elderly tourism”, “well-being”, and “life satisfaction”. Articles were included, if published after 2018, peer-reviewed, in English, concern ing an overview of senior well-being and tourism. After applying the inclusion and exclusion criteria, the final sample comprised 16 articles. Senior tourists experience higher well-being, happiness, and satisfaction with life when their goals are of high valence, more likely to be achieved, coherent with the activities, and when they feel pleasure asso ciated with achieving those goals. Still, senior tourists’ happiness, life satisfaction and well-being are associated with four central elements: interpersonal relationships; time and resource management; achievement of goals and objec tives; and management of the personal meaning attributed to the experience. Theoretical and empirical implications are further discussed.
  • Indisciplina, medidas disciplinares e rendimento académico: fenómenos (in)dependentes?
    Publication . Câmara, Ester do Carmo Marques; Marques Câmara, Ester do Carmo; Marques Câmara, Ester do Carmo; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia Fernandes
    A indisciplina tem sido um tema muito estudado e de suma importância, principalmente, para o panorama português. Ainda, verifica-se que o insucesso escolar é uma temática de estudo em ascensão, sendo que a literatura apoia a ideia de que existe, efetivamente, uma relação entre a indisciplina e o rendimento académico. Contudo, a escassez de estudos referentes à relação existente entre as anteriores e as medidas disciplinares é um entrave ao encontro de estratégias potenciadoras do sucesso académico. Assim sendo, o principal objetivo foi verificar, exatamente, se existia uma relação entre a indisciplina, medidas disciplinares e rendimento académico e, a existir, que impacto representa para a realidade educativa da Região Autónoma da Madeira. A amostra deste estudo foi composta por 396 sujeitos, 71% do género masculino e 29% do género feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos, que integram o projeto de Capacitação de alunos da RAM, desenvolvido pela Secretaria Regional de Educação. Os resultados indicam que, na variável género, existem diferenças estatisticamente significativas, sendo que os rapazes são portadores de um maior índice de indisciplina do que as raparigas, assim como de insucesso escolar. No que concerne à variável classe etária, observaram-se níveis de indisciplina maiores nos alunos mais velhos. Por fim, os dados revelam que existem relações significativas entre as três variáveis principais do estudo, assim como o número de participações disciplinares e de faltas injustificadas são preditores significativos do insucesso escolar.