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- Educação pela arte e campos antropológicos de estudo. Testemunho de uma experiência vivenciadaPublication . Dias, Teresa NortonCom esta reflexão não se pretende baralhar e distribuir cartas, mas abordar a Arte e a Educação, relacionando estereótipos difíceis de combater, não fosse o esforço e o trabalho que tantas equipas desenvolvem. Falamos de Educação, de Arte, de meios e de fins. Procuramos o acontecimento pelo não convencional. Comungamos do terreno fértil que é o da pesquisa de campo, mesmo que contra isso se continuem a ouvir vozes. Transformamos.
- O som no filme Cinema Paradiso (1988)Publication . Neder, Cristiane Pimentel; Dias, Teresa NortonO artigo pretende fazer uma reflexão sobre o som na obra cinematográfica Cinema Paradiso (1988), que conta com uma obra-prima de trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Para fazer esta análise foi usado como guia de orientação o texto O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção, da autoria do Professor Álvaro Barbosa (2000), da Universidade do Porto, comentando-se desde a trilha sonora aos sons classificados como diálogos, efeitos sonoros e música. Segundo este autor, estes elementos sonoros podem ser diegéticos, não diegéticos e meta diegéticos e ainda fatores como a amplitude, a tonalidade, o timbre e a especialização, que mudam o significado da interpretação do som. A investigação deste artigo é importante para futuros investigadores de obras cinematográficas compreenderem como o som afeta a perceção da obra e como possui uma metalinguagem. Uma das preocupações é mostrar que, em Cinema Paradiso, o som serve para construir atmosferas de ambientação e intensificar as emoções das personagens. Este artigo visa contribuir para que o investigador tenha uma leitura expandida do roteiro do filme.
- Carlos Trincheiras: um olhar sobre o legado do coreógrafo português no BrasilPublication . Dias, Teresa NortonQuisemos homenagear, recordando, num ano em que se comemoraram as relações Portugal-Brasil (2013), o coreógrafo português que, uma vez estabelecido no Brasil, em agosto de 1979, se perdeu na forma adormecida das memórias que cada um guarda do seu legado. Procurámos lembrar a sua estadia naquele país, cunho que não terá passado despercebido na cidade de Curitiba, estado do Paraná, onde se estabeleceu. Tomou, como sede do seu trabalho, o Teatro Guaíra, dando um novo ímpeto a um grupo de bailarino(a)s que, até à data, integrava o Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, ajudando e apoiando o seu crescimento em número e em experiência, incutindo uma nova dinâmica e filosofia de trabalho, em que o rigor técnico não intimidou a interpretação artística de quem dançava.
- Lisbon story: o filme dentro de um filme com uma cidade por temaPublication . Dias, Teresa NortonNesta reflexão privilegiámos o conceito de não-lugar de Marc Augé (1992) e a ligação que quisemos estabelecer com os não-filmes, produzidos sem a intervenção do olhar humano. Recorremos ao Lisbon Story. Viagem a Lisboa e à lição que o cineasta alemão, Wim Wenders, nos dá sobre a não possibilidade de conhecermos completamente um lugar.
- O movimento V-Day e o lema #1billionrisingPublication . Dias, Teresa Norton: Foi em 2014 que tomei, pela primeira vez, contacto com a organização V-Day, cuja data de celebração é o dia 14 de fevereiro, Dia de S. Valentim, mais conhecido por “Dia dos Namorados”. Esta organização, criada em Nova Iorque, em 1998, por Eve Ensler e um grupo de amigas lança internacionalmente, em 2013, o movimento intitulado One Billion Rising, dando-se a conhecer ao mundo através da música e da coreografia, conseguindo uma interação internacional com Break the Chain que todo(a)s aprendiam, cantavam e dançavam. Foi assim comigo, também. Este texto é a minha contribuição à academia, com base em ensaios de bell hooks e Judith Butler, dando a conhecer o seu trabalho. V-Day tem liderança de Eve Ensler, a autora de Monólogos da Vagina (1994), traduzido e publicado em mais de 48 línguas, apresentado em mais de 140 países e anunciado pelo The New York Times como uma das peças mais importantes dos últimos 25 anos. De quando em vez, apresenta-se em palcos portugueses, como é o ano de 2021, a partir do Auditório Armando Cortez, na Casa do Artista, em Lisboa e em tourneé pelo país. Utilizando a internet e diversas páginas web como ponto de comunicação para o mundo, V é com é agora como Eve Ensler assina os seus projetos.
- Contribuições para a dialética corpo-mediação a partir do legado de Pina BauschPublication . Dias, Teresa NortonNeste trabalho procuramos demonstrar como se entrelaçam, na performance artística, conceitos de mediação cultural e interculturalidade. Para tal, foi usada como exemplo, uma criação da atriz-bailarina e coreógrafa Regina Advento, discípula de Pina Bausch. A produção coreográfica intitula-se Minuten Beat e foi desenvolvida a partir da sonoridade da sua circulação sanguínea e respetivo batimento cardíaco, captada no decorrer de um exame médico. A nossa análise, alicerçada na literatura de Hans Belting e José Gil foi efetuada a partir de uma gravação em vídeo de uma apresentação pública de Minuten Beat, facultada pela autora.
- Narrativas audiovisuais nos países lusófonos. Encontros, fronteiras e territórios comunsPublication . Neder, Cristiane; Dias, Teresa Norton
- EditorialPublication . Reis, António Baía; Mendes, Guida; Coelho, Inês Rebanda; Dias, Teresa Norton
- Dinâmicas da linguagem corporal em Pina Bausch, Lissabon Wuppertal LisboaPublication . Dias, Teresa NortonFernando Lopes é o realizador de Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa. Em 1997, quando Pina Bausch se encontrava em Lisboa para uma ‘residência artística’ de três semanas, Fernando Lopes acompanhou o processo de criação. Durante este período, o realizador português registou em vídeo, num trabalho documental que viria a designar por Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa (1998), os contributos e as reações de um conjunto de artistas que integraria o elenco de Masurca Fogo (1998) - peça que Pina Bausch criou a partir daquela residência e que estreou em Lisboa, em maio de 1998, por ocasião do Festival dos 100 Dias da Expo'98. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir dos contributos dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes, através de uma linguagem que utiliza o corpo como mediador, de que daremos a conhecer alguns exemplos. Palavras
- Aos meus filhosPublication . Cantante, Celeste; Castro, Romy; Gonçalves, Balbina; Machuca, Jaqueline Castilho; Neder, Cristiane Pimentel; Dias, Teresa NortonDurante a pandemia que a todos afetou, Jean Mendonça, produtor e diretor de cinema, natural do Brasil, viveu o confinamento só, longe dos seus mais queridos. Com a vontade exasperada de se aproximar dos filhos partiu para uma mensagem cinematográfica, simbólica, que lhes dedicou. Aos meus filhos tem a duração de quinze minutos e retrata momentos do seu quotidiano confinado, desde a rotina de um duche matinal, a um telefonema na tentativa frustrada para, com o filho de 10 anos, jogar online.
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