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- Análise Factorial do MMPI-A: Replicação do Sumário Estrutural Original com uma Amostra PortuguesaPublication . Carvalho, Renato Gomes; Novo, Rosa FerreiraO Sumário Estrutural (SE) do MMPI-A foi desenvolvido como forma de agregar a informação relativa à personalidade e psicopatologia que este instrumento proporciona. Neste estudo, replicámos os estudos de Archer, Belevich e Elkins e de Archer e Krishnamurthy, com a amostra normativa norte-americana do MMPI-A, que basearam o SE original. Assim, analisámos a estrutura factorial dos resultados do MMPI-A obtidos com uma amostra, não clínica, de adolescentes portugueses (N=572). A análise factorial revela uma organização das escalas e subescalas do MMPI-A numa estrutura consistente com a do SE original. Os oito factores identificados, que explicam 72% da variabilidade dos resultados, foram designados de Desajustamento Global, Desinibição/Potencial Excitatório, Desconforto Social, Problemas Comportamentais, Preocupações com a Saúde, Imaturidade, Alienação Familiar e Conflitualidade, e Evitamento Social. Os resultados são discutidos face à utilidade do SE na avaliação com o MMPI-A e à investigação da personalidade e da psicopatologia em adolescentes portugueses.
- Características da personalidade e relacionamento interpessoal na adolescênciaPublication . Carvalho, Renato Gil; Novo, Rosa FerreiraNeste estudo, analisamos a relação entre as dificuldades interpessoais na adolescência e dimensões estruturais e clínicas da personalidade, avaliadas pela versão experimental portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent (MMPI-A). Participaram neste estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos. Os instrumentos utilizados foram a versão portuguesa do MMPI-A e o Questionário sobre o Percurso Escolar, construído para esta investigação. De acordo com a frequência reportada de dificuldades interpessoais, sobretudo em contexto escolar, constituíram-se dois grupos de estudantes, os quais foram comparados nos resultados do MMPI-A. As análises multivariadas (MANOVAs) revelaram diferenças significativas entre os grupos nas dimensões que sugerem perturbações de personalidade. Os resultados são analisados numa perspectiva que enfatiza a importância da personalidade na vida escolar na adolescência e na distinção de padrões mais ou menos adaptativos de comportamento.