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- Consciência crítica e marketing socialPublication . Santos, Carlos Oliveira; Godinho, LuisaO Marketing Social, desde a sua definição inicial (1971), é um campo multidisciplinar de referência na conceptualização e implementação de intervenções de melhoria de comportamentos sociais (behavior change), motivo para o seu desenvolvimento e para o das suas instituições, em inúmeros países. Adoptando abordagens provenientes do marketing comercial, o Marketing Social tem, contudo, um significativo espaço de conexão com a Conscientização (Critical Consciousness), tal como Freire a concebeu e implementou. Esta comunicação procura identificar essa conexão e as suas incidências. Procede-se a uma caracterização da Conscientização e do Marketing Social, bem como à revisão dos estudos de Marketing Social (com base nos seus principais journals), que apresentam várias conexões com a Conscientização. Conclui-se que existe uma considerável dimensão de aproximações, em conceitos e processos, e que há espaço para uma produtiva interconexão entre os dois campos. Este texto dos autores decorre do seu trabalho (Critical Consciousness Raising) publicado in Chahid Fourali and Jeff French (Eds.), The Palgrave Encyclopedia of So cial Marketing, London, Palgrave Macmillan, 2021.