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- Pedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BAPublication . Nascimento, Brenna; Castro, Éden; Brazão, PauloEste trabalho é fruto de uma pesquisa de natureza etnográfica realizada na comunidade Quilombola de Alto do Capim que buscou investigar: Como a pedagogia ancestral contribui para a preservação da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA? Para esta investigação foi necessário compreender como a pedagogia ancestral contribui para a existência e resistência da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA; compreender as relações entre pedagogia e ancestralidade; estabelecer a importância da pedagogia ancestral para a preservação da identidade das comunidades quilombolas; Conhecer a história da Comunidade Quilombola de Alto do Capim e discutir sobre os elementos que fomentam a pedagogia ancestral na comunidade quilombola de Alto do Capim. Portanto conclui-se que em se tratando da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, os processos de educação informal possuem fragilidades históricas e culturais, uma vez que há pouco autorreconhecimento da ancestralidade na comunidade.
- A literatura de cordel como meio de alfabetização em classe multisseriada: um estudo de caso na Escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda Poços, Quixabeira, BahiaPublication . Castro, Éden Santos de; Brazão, José Paulo Gomes; Wolff, Eliete ÁvilaEste trabalho resulta de uma investigação que pretendeu compreender como acontece a alfabetização em classe multisseriada através da leitura e produção de literatura de cordel na Escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda Poços, município de Quixabeira. O mesmo refletiu sobre a contribuição desta ação pedagógica para a formação de alunos da modalidade de Educação do Campo, buscando, na análise deste fenômeno, caracterizá-lo ou não como inovação pedagógica. Para isso, foi necessário também discutir sobre as possibilidades e desafios da ação docente em classes multisseriadas, bem como analisar como a literatura de cordel pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e expressão nos alunos de uma classe multisseriada e perceber de que maneira a literatura de cordel, introduzida na metodologia de uma classe multisseriada, pode contribuir como potencializadora da aprendizagem. Através de um estudo de caso que contou com a observação participante, entrevistas abertas e a coleta e análise de artefatos produzidos pelos sujeitos da pesquisa e após perceber que o trabalho pedagógico numa classe multisseriada com literatura de cordel possibilita a construção curricular não-seriada da escola, a interdisciplinarização, a exploração de temáticas atuais, a construção da linguagem de forma contextualizada, a democratização da escolha dos conteúdos, o estímulo à leitura e à produção textual e o desenvolvimento da oralidade e das capacidades de expressão conclui-se que esta prática apresenta evidências de inovação pedagógica e pode ser considerada como tal, pois provocou uma mudança na cultura escolar local a partir de uma transformação paradigmática fincada no protagonismo dos alunos, passando a professora a atuar como orientadora, coadjuvante no processo.