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  • As máquinas do mal: ironia e ética em Jorge Luis Borges e Gonçalo M. Tavares
    Publication . Martins, Celina
    A análise em paralelo do conto “Deutsches Requiem”, de Borges e do romance Aprender a rezar na era da técnica, de Tavares incide nos matizes da ironia como discurso da distanciação crítica, que não só desmonta a idolatria do nazismo, como reflecte sobre a banalidade do mal após Auschwitz. Ao desmontarem as leituras de Nietzsche feitas sob a óptica ideológica, os dois textos sondam o estado de excepção, o campo de concentração, na linha de Agamben e apelam para o dever ético da memória no sentido de formar o olhar céptico face às diversas manobras ideológicas da actualidade.
  • Tatiana Salem Levy e Gonçalo M. Tavares: os percursos da memória
    Publication . Martins, Celina
    A nossa reflexão sobre a memória na ficção de Tatiana Salem Levy e Gonçalo M. Tavares incide sobre o processo de anamnese que é a busca activa de significação. Trazer de novo à memória é um acto de construção identitária e uma afirmação da resistência face ao peso do esquecimento. Ambos os escritores realizam um trabalho de busca da memória, um exercício de releitura do presente em direcção ao passado para o redimensionar numa perspectiva de reapropriação.
  • Julio Cortázar y Gonçalo M. Tavares: el juego de todos los juegos
    Publication . Martins, Celina
    Este artículo comparatista se propone estudiar la significación plural del juego del lenguaje en Historias de Cronopios y de Famas (1962) de Julio Cortázar y la serie O Bairro (2001-2010) del portugués Gonçalo M. Tavares. Cortázar cuestiona la rutina del lenguaje prefabricado, recorriendo a la invención irónica. Tavares construye un proyecto de barrio que es un juego utópico de deconstrucción del canon literario al transformar escritores argentinos como Juarroz y Cortázar en dobles parodiados que revelan una crítica de sus dilemas, obsesiones y puntos de vista, rechazando el pensamiento unilateral en un ritual de reescritura.